PINACOTECA

4º ANO

OLÁ PESSOAL!! SEJAM BEM-VINDOS!

Hoje vamos aprender um pouco

sobre a Pinacoteca de São Bernardo do Campo!!

VOCÊ JÁ CONHECE ESSE ESPAÇO PÚBLICO?

JÁ VISITOU COM SUA FAMÍLIA?


A Pinacoteca é um espaço público para exposições de arte com diversas obras de artistas da região. Antes de entrar você poderá apreciar um belo jardim com lindas esculturas! Lá dentro possui um ateliê de arte, uma biblioteca com muitos livros sobre a dança, música, teatro, fotografia e outras coisas relacionadas a arte. Mas antes de entrarmos na Pinacoteca...

VOCÊ SABE O QUE SIGNIFICA ESSA PALAVRA?

JÁ OUVIU FALAR?


PINACOTECA é uma palavra que vem do grego, PINAX que significa quadro e THEKE quer dizer coleção. Podemos entender a princípio que Pinacoteca é uma coleção de quadros, mas Pinacoteca é muito mais do que isso... QUER DESCOBRIR?

Vamos começar falando um pouquinho de como começou a nossa querida Pinacoteca aqui em São Bernardo do Campo...

Carinhosamente conhecida como Pina, a Pinacoteca foi inaugurada em 1975 e seu principal objetivo era proporcionar o estudo da arte moderna e contemporânea por meio da exposição de obras selecionadas no acervo que ficavam temporariamente e eram substituídas de tempos em tempos para que as pessoas pudessem apreciar, olhar e se encantar.

Antes de situar no Jardim do Mar, pertinho do Parque Cidade da Criança, a Pinacoteca já esteve em outros bairros como o Assunção, o Centro e o Baeta Neves.

No local onde está atualmente, a Pinacoteca possui um espaço muito melhor para preservar o acervo que possui e é o maior espaço de Arte do Grande ABC.

As obras além de bonitas, tem um rico significado histórico e social para a nossa cidade!

AGORA QUE VOCÊ JÁ VIU UM POUQUINHO DA PINACOTECA POR DENTRO, VAMOS CONHECER ALGUMAS OBRAS E SEUS ARTISTAS?

Artista: Pierino Massenzi

Pierino foi cenógrafo, desenhista, diretor de arte e artista plástico. Nasceu na Itália em 1925 e faleceu em 2009 na cidade de São Bernardo do Campo, município que viveu por vários anos. Ele trabalhou na Cia. Vera Cruz e criou cenários para mais de 50 filmes. Ele deixou uma coleção com mais 4 mil telas e desenhos produzidos ao longo da sua vida. Na década de 90, pintou alguns quadros que pertencem a uma série de trabalhos dedicada a retratar a vida da população carente, principalmente das crianças.



OBSERVE O QUADRO A SEGUIR



Têm pessoas na imagem? Esse é um bom lugar para elas?

Você vê o caminhão? O que ele está fazendo? Por quê?

No quadro tem o ano que o artista pintou. Você conseguiu localizar?


Anote em seu caderno as observações que fez sobre essa obra.


Saiba mais sobre o artista assistindo ao vídeo a seguir junto com a sua família, que tal?

Artista: Adélio Sarro

Adélio Sarro Sobrinho nasceu em Andradina, São Paulo em 1950, residiu em São Bernardo do Campo e hoje mora em Vinhedo no interior de São Paulo, lá ele construiu um memorial que é repleto de obras que ele mesmo criou. Desde pequeno quis ser pintor e por isso estudou desenho com uma professora em São Caetano. Hoje ,Sarro é pintor, desenhista e escultor. E você já pensou no que quer ser quando crescer? Suas obras retratam principalmente, pessoas comuns, trabalhadores, família, animais e instrumentos musicais, suas obras são bem coloridas, mas tem uma cor que aparece mais.

OLHE ESSAS PINTURAS QUE ESTÃO EXPOSTAS NA PINACOTECA E VEJA QUAL COR APARECE MAIS

JÁ DESCOBRIU?

A cor azul é a cor que mais aparece nas obras dele. E sabe por quê?

Porque o azul é uma cor fria e cores frias podem transmitir sensação de paz, equilíbrio, tristeza, solidão e distanciamento.


Adélio Sarro também expressa o universo de seus personagens em formas monumentais, como em esculturas. Aqui na Pinacoteca temos a escultura o Viajante do tempo que foi feita por ele e aparece na foto ao lado.

Quer conhecer um pouquinho mais sobre a vida e a obra de Adélio Sarro?


Acesse o site: http://www.sarro.net/

Artista: Dumas Seixas

Hoje você vai conhecer mais um artista. O nome dele é Dumas Seixas (1958), natural de Belém do Pará. Ele participou de várias exposições no Brasil e em outros países. No vídeo que você vai assistir, observe que na mão do artista, objetos simples, do nosso dia-a-dia, que poderia ser descartado por desuso, ganha um novo significado e se transforma em Arte. Isso mesmo, Arte!

Talvez você esteja se perguntando, mas isso é Arte? Essa palavra pequena, com apenas quatro letras, recebe inúmeros significados e cada pessoa pensa e compreende Arte de uma maneira diferente, por esse motivo fica difícil definir essa palavra.

O papel da Arte é diferente em cada época, hoje temos a tecnologia para nos ajudar e tudo pode ficar registrado, o que vemos como Arte hoje, pode ser diferente daqui a cinquenta anos, pois a Arte está relacionada ao lugar em que vivemos e aquilo que está ao nosso redor e sabemos que as coisas mudam constantemente, o mesmo ocorre com a Arte.

Agora, antes de dar continuidade, vamos relembrar o que vimos até aqui?

Conhecemos um pouco da Pinacoteca e seus espaços, interno e externo. Vimos um quadro pintado por Pierino Massenzi. Ele foi um artista muito conhecido em São Bernardo do Campo por pintar quadros relacionados as coisas que aconteciam na sua época, ele fazia “uma crítica social” mostrando através de seus quadros, como as pessoas viviam. Um outro artista, Adélio Sarro, trabalha com esculturas e tem uma exposta no Jardim das Esculturas. Ele também pinta quadros usando cores quentes e frias.

Se você quiser conhecer mais esculturas do Sarro, clique em http://www.sarro.net/esculturas.html. Tem esculturas de várias cores, laranja, amarelo, verde e outras.

Espero que você esteja cheio de ideias para fazer a sua arte, com tudo isso que viu até aqui. O outro artista é o Dumas Seixas, ele transforma materiais que poderiam ser descartados em Arte. Você já pensou em algum material que possa utilizar para fazer a sua arte? Dê uma olhada ao seu redor. Tem alguma coisa que você pode transformar, pintar, recortar, esculpir, dar uma outra forma?

Agora vamos falar de um artista que não tem obra exposta na Pina, mas que pode trazer uma grande inspiração, pois você vai perceber que ele usa materiais bem diferentes para fazer suas obras. Vamos lá!

Vicente José de Oliveira Muniz (1961), mais conhecido como Vik Muniz é um artista plástico brasileiro, ele é conhecido mundialmente, ou seja, no mundo todo. Ele trabalha muito com a questão da sustentabilidade e nas suas obras usa materiais recicláveis, chocolate, arroz, linha, botões, parafusos e tantos outros objetos.

Agora chegou a sua vez de ser um artista mirim!

Preparado? Vamos lá!

Primeiramente, pense nos artistas que você conheceu neste blog e no trabalho deles, agora escolha um que você se identificou e crie a sua obra de arte usando materiais que você possui em casa.

  • PINTURA - Para basear nossa proposta de atividade com pintura, utilizaremos as obras do artista Pierino Massenzi. Ele usou a pintura para retratar a vida da população carente, principalmente crianças e mostrar a injustiça social. Tem alguma coisa no seu bairro, na cidade em que você mora, que te fazem lembrar as obras desse artista e que você gostaria de mostrar através de uma pintura/desenho? Dê um título para a sua obra e não esqueça de assinar, assim como os grandes artistas fazem.

  • ESCULTURA - Para basear nossa proposta de atividade com escultura, utilizaremos as obras do artista Adélio Sarro. Você já pensou em fazer uma escultura? Você pode usar massa de E.V.A, argila, biscuit, massa de modelar ou outro material. Pense em um objeto que você deseja esculpir e na forma que ele tem, explore o material até chegar no objeto que você pensou. Essa peça representa alguma coisa para você? Dê um título para ela.

  • Dumas Seixas é um artista que usa materiais comuns, que poderia ser descartado e transforma em uma obra de arte, lembra do vídeo que você assistiu? Reúna-se com a sua família e, utilizando objetos do dia-a-dia, crie uma obra, fazendo as modificações necessárias e dando um outro significado a ela, vocês podem usar caixa de fósforo, rolo de papel higiênico, caixa de pasta de dente e tantas outras coisas, solte sua imaginação!

Após concluir sua obra de arte, envie para roteiroeducadorpina@gmail.com que vamos colocar na nossa galeria de imagens. Parabéns!

Acesse com os seus pais: https://www.saobernardo.sp.gov.br/web/cultura e descubra mais obras de artistas que você conheceu no nosso site e outros.

VAMOS NOS DIVERTIR UM POUCO COM AS OBRAS DOS ARTISTAS QUE ACABAMOS DE CONHECER?


A seguir, selecionamos alguns quebra-cabeças (clique na imagem) feitos a partir de quadros de artistas da Pinacoteca. Nem todos os quadros estão expostos lá e isso é legal, porque assim você poderá conhecer outras obras.

Noite encantada

Manoel Canadá

Sabor do Céu

Adélio Sarro

Assista a nossa Webinar do Roteiro Educador PINA que rolou no Sábado de Aprendizagem em Foco!!