dia d

No município de São Bernardo do Campo são realizadas grandes ações pontuais de conscientização e combate ao mosquito Aedes aegypti. Os dias de realização destas ações são chamados de “dia D” e contam com a colaboração das crianças da nossa rede de ensino para veicular tais questões, fundamentais de saúde pública, até seus lares e comunidades.

A eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti e a prevenção de doenças como Dengue, Zika Vírus, Chikungunya e Febre Amarela, são os principais objetivos do “Dia D”, organizado pela Prefeitura de São Bernardo por meio das secretarias de Saúde e Educação. Os alunos da rede municipal de São Bernardo também são estimulados a confeccionar cartazes e atividades culturais relacionadas ao tema, bem como a distribuir panfletos informativos e conversar sobre o assunto sobre as questões aos vizinhos, familiares e amigos. 

2023

Registros de algumas escolas envolvidas nas ações de conscientização de doenças e combate ao mosquito aedes aegypti.

Clique aqui e veja!

REVISTA DIA D - DEFENSORES DA SAÚDE  



CARROSSEL DE FOTOS

"DIA D"


No nosso Carrossel de fotos você pode conferir uma das ações de conscientização de doenças e combate ao mosquito aedes aegypti realizada na EMEB Mário Martins de Almeida, em parceria com a Secretaria de Saúde, apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e familiares membros da APM. 

Crianças, professores, professoras, equipe gestora e comunidade escolar unidos no combate a dengue, zika e chikungunya. 



Fonte das imagens: Blog EMEB Mário Martins de Almeida (2019)

A articulação entre as secretarias e o esforço das unidades escolares chamam a atenção não só para as arboviroses, mas também para a importância da vacinação e outros temas relacionados à saúde. É importante ressaltar que os cuidados devem se tornar prática, serem adotados todos os dias”. (Secretária de Educação Silvia Donnini, 2019). 

 “Estamos concentrando todos os esforços, para eliminar todos os mosquitos de nossa cidade. As crianças aprendem rápido e tenho certeza que serão ótimos multiplicadores da informação. Eles serão nossos defensores da saúde. Nós só conseguimos acabar com os focos do mosquito, se trabalharmos em conjunto. Todos os moradores devem estar atentos à doença. (Diretor do Departamento de Vigilância Sanitária Dr. Wagner Kuroiwa, 2019). 

A relevância do envolvimento das crianças em atividades desse tipo foi tema de apresentação da nossa Secretária de Educação no Seminário Nacional de Cidades Educadoras, no ano de 2019, em Itupeva, no interior de São Paulo.

Jogos 

QUIZ - DENGUE

JOGO DA MEMÓRIA - DENGUE

Agentes de saúde e comunidade escolar unidos em prol do bem estar na nossa cidade!!!!

Se você já participou de alguma ação organizada pela nossa Seção de Programas e Projetos (SE-123) ou pela Secretaria de Educação, responda o formulário abaixo contando como foi! 

Desafio: 

Converse com pelo menos sobre 5 pessoas sobre o assunto e escreva para nós como foi a experiência.