CIDADE EDUCADORA

2023

A CULTURA, FONTE DE CRIAÇÃO E DE APRENDIZAGEM NA CIDADE EDUCADORA

Desde 2008 São Bernardo do Campo se declarou "Cidade Educadora", integrando um time de mais de 500 cidades espalhadas pelo mundo que visam o engajamento em projetos para melhoria da vida de seus cidadãos.

No dia 30 de novembro celebramos a oitava edição do Dia Internacional da Cidade Educadora.


Cidade educadora

"Uma Cidade Educadora é aquela que, para além de suas funções tradicionais, reconhece, promove e exerce um papel educador na vida dos sujeitos, assumindo como desafio permanente a formação integral de seus habitantes. Na Cidade Educadora, as diferentes políticas, espaços, tempos e atores são compreendidos como agentes pedagógicos, capazes de apoiar o desenvolvimento de todo potencial humano."


No dia 30 de novembro, é celebrado o "Dia Internacional das Cidades Educadoras" que contou com algumas atividades propostas pela Secretaria de Educação em quatro locais da nossa  cidade: Paço Municipal, Praça Santa Filomena, Parque Chácara Silvestre e Parque Salvador Arena.

Há uma rica diversidade de culturas e expressões culturais presentes na escola e convidamos as Escolas Municipais a compartilharem as atividades já realizadas, relacionadas a esse tema tão significativo. Veja algumas delas!

José Ibiapino Franklin - Emeb

A turma do 5ºA acompanhou a soltura de quatro aves recuperadas: sabiá, jacuaçu, coruja e papagaio da cabeça vermelha

As solturas ocorreram na Sítio Curucutu em São Bernardo do Campo

Um dia especial na Cidade da Criança de São Bernardo do Campo

Os estudantes assistiram a peça "Encanto" no Teatro Salvador Arena

Ramiro Gonçalez Fernandes, Professor - Emeb

Os estudantes dos 5ºs anos participaram do Roteiro Educador, um tour por alguns pontos da cidade de São Bernardo do Campo, com uma parada na Fábrica de Cultura 4.0

Ítalo Damiani - Emeb

Nesta atividade, realizamos junto com o professor de artes Igor, um porta lápis com materiais recicláveis onde foram realizadas atividades para conscientizar sobre a reciclagem e o bem que isso traz a humanidade. 

Antônio dos Santos Farias - Emeb

Cultura Africana e o Respeito as Diversidades.

A turma se dividiu em grupos para fazer uma escultura toda em papel e pintura.

Bosko Preradovic - Emeb

A partir da visita realizada pelo Roteiro Educador - Represa Billings os 5° anos realizaram debates sobre preservação ambiental. Outra atividade, foi realizada pelos 3° anos. Os estudantes fizeram uma produção textual sobre os monumentos históricos da cidade. 

Cassiano Faria, Professor - Emeb

Os estudantes dos 5ºs anos participaram de uma palestra e entrevista com o escritor Manuel Filho, na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato.

3 anos - cultura indigena - Camila De Oliveira Ferreira.mp4

Emeb Maurício de Castro II - Emeb

Os estudantes dos 3 anos, nas aulas de arte do segundo trimestre de 2023, conheceram diferentes grafismos indígenas, e puderam criar, a partir das referências vistas, seu próprio motivo geométrico, aplicando-o em um rolinho de papel para fazer um chocalho. Apreciaram danças de diferentes comunidades indígenas e destacaram os pontos em comum entre elas. Como finalização da atividade, se reuniram em grupos para criar movimentações rítmicas inspiradas nas danças dos povos indígenas. A atividade foi desenvolvida com o objetivo principal de valorizar as culturas dos povos originários,  quebrando estereótipos e possíveis preconceitos em relação a suas culturas. 

SÁBADOS - LAB Celso Augusto Daniel - EMEB.mp4

Emeb Celso Augusto Daniel

Atividades realizadas nos sábados letivos, contendo brincadeiras e atividades utilizando aprendizagens criativas, diversas linguagens artísticas, apresentações e interação com a comunidade. 

2022

ÁRVORE DA VIDA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO

Tendo em vista as celebrações do Dia Internacional da Cidade Educadora e a proposta da Associação Internacional de Cidades Educadoras 2022, que dispõe sobre a reflexão sobre o paralelismo entre as sementes e as oportunidades que a cidade oferece, bem como a importância de cultivar a paz e a boa convivência e a conservação da biodiversidade, propomos que Árvores da Vida fossem confeccionadas por espaços e eventos de São Bernardo do Campo.


A primeira Árvore foi confeccionada no 3º Festival de Invenção e Criatividade - FIC, que ocorreu no dia 19 de Novembro no CENFORPE. Confira a ação no nosso carrossel de imagens: 


Em breve imagens das árvores construidas nas nossas Unidades Escolares e espaços públicos de SBC!