OURO PRETO

Fonte: Prefeitura Municipal de Ouro Preto

Ouro Preto é uma cidade histórica do Estado de Minas Gerais que fica localizada na Serra do Espinhaço, próxima a capital do Estado, Belo Horizonte.

É conhecida por seu estilo colonial e sua arquitetura barroca.

Fonte: Prefeitura Municipal de Ouro Preto

Localiza ai!

Veja no mapa abaixo o caminho que precisamos percorrer para chegar em ouro preto partindo de São Bernardo do Campo!

Foi em Ouro Preto que, em 1789, aconteceu a Inconfidência Mineira, um movimento contra o domínio da coroa portuguesa.

No final do século XVII, bandeirantes acharam ouro no rio Tripuí, mas diferentemente do que conhecemos como o ouro dourado, as pedras eram negras, pois o ouro da região era recoberto por uma camada de óxido de ferro. Daí surgiu a expressão “ouro preto”, originando o nome da cidade.

Assim atraiu muitas pessoas para a região e os conflitos não demoraram, entre 1707 e 1709, paulistas e portugueses lutaram na Guerra dos Emboabas, disputando o direito de posse das terras e das minas.

Em 1720, a região já bastante evoluída, conseguiu sua emancipação, Minas Gerais se tornou uma capitania separada de São Paulo e Vila Rica foi escolhida como sua capital.

A grande extração do ouro, dominou a cidade até 1750, quando o ouro começou a escassear.

A coroa portuguesa intensificou a fiscalização das minas e extração, o que gerou novos conflitos, tendo como resultado, a Inconfidência Mineira, em 1789.

No início do século XIX, a exploração das minas do ouro, entrou em decadência. Em 1823 Vila Rica foi emancipada à condição de cidade e seu nome passou a ser Ouro Preto. Foi a capital da província de Minas Gerais até 1897, ano da fundação de Belo Horizonte.

Bandeira

A antiga Vila Rica adotou o nome Ouro Preto em 1823, quando recebeu o título de Imperial Cidade, conferido por Dom Pedro I. Sua Bandeira é uma representação da forma como o ouro era encontrado na época dos bandeirantes: envolto por uma camada escura de óxido de ferro.

O estandarte é dividido em duas partes: um lado preto, representando o óxido de ferro que cobria as pepitas, e outro amarelo-ouro, representando as riquezas e o ouro em abundância encontrados na região.

Distritos

A Cidade de Ouro Preto possui 12 Distritos: Amarantina, Antônio Pereira, Cachoeira do Campo, Engenheiro Correia, Glaura, Lavras Novas, Miguel Burnier, Rodrigo Silva, Santa Rita de Ouro Preto, Santo Antônio do Leite, São Bartolomeu, Santo Antônio do Salto e a sede municipal. Veja abaixo fotografias de alguns deles:

  • Aramantina

Fonte: Pelaestradademinas

Fonte: Ouro Preto

  • Antônio Pereira

Fonte: Ouro Preto

Fonte: Ouro Preto

  • Glaura ou Casa Branca

Fonte: Ouro Preto

Fonte: Ouro Preto

  • Lavras Novas

Fonte: Turismo Ouro Preto

Fonte: Turismo Ouro Preto

SAIBA MAIS

Aponte a câmera do seu celular, no QR code ao lado e conheça cada Distrito de Ouro Preto.

Tem muitas riquezas históricas em Ouro Preto, os Museus estão entre suas atrações, confira a seguir a lista com os principais museus:

  • Museu da Inconfidência;

  • Casa dos Contos;

  • Museu do Oratório;

  • Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas;

  • Museu Aleijadinho;

  • Museu de Arte Sacra;

  • Casa das Artes;

  • Museu Casa Guignard;

  • Casa de Tomás Antônio Gonzaga.



CONHEÇA CADA UM DELES

Museu da Inconfidência

Fonte: Instituto Brasileiro de Museus

Museu Aleijadinho

Fonte: Tour Brazil

Assim como São Bernardo do Campo, a cidade mineira de Ouro Preto se destaca pelas atividades físicas ao ar livre, principalmente a possibilidade de trilhas e escalas em meio a natureza.

Fonte: Chico Trekking

São Bernardo do Campo é privilegiada pela sua localização geográfica em relação à Serra do Mar. Como dito anteriormente, na cidade localiza-se o Parque Estadual da Serra do Mar, onde é possível a prática de trilhas na Estrada Velha de Santos. O local também é muito visitado para a prática de triátlon e para os ciclistas que procuram um contato mais próximo com a natureza. Além disso, no Parque Città Di Maróstica é possível a utilização de uma parede de escalada pelos seus frequentadores.

Fonte: Trip Advisor

A coirmã mineira não fica atrás em beleza para a contemplação da natureza, o Pico do Itacolomi é uma famosa área desbravada por bandeirantes que buscavam o ouro nos séculos XVII e XVIII. Nesse local é comum a prática de escalada e das trilhas em meio a natureza.

Fonte: Blog Meu Destino