O atendimento realizado nos Laboratórios de Educação Digital, instituídos pelo Decreto nº 34.160/14, serão orientados pela Instrução Normativa nº 26 de 11 de dezembro de 2018.
As Escolas Municipais de Ensino Fundamental – EMEFs, contarão com profissionais indicados pela Equipe Gestora, entre os professores em exercício na Unidade Educacional, para exercer a função de Professor Orientador Informática Educativa – POIE, para atuar nos Laboratórios de Educação Digital,, em nossa Unidade esse trabalho é realizado pela professora Simone Magaly Estevam Resende no período da manhã e tarde.
Alguns objetivos propostos para o laboratório de informática Educativa são comuns também para a sala de Leitura e estão novamente descritos abaixo
colaborar na implementação da Política Educacional da Secretaria Municipal de Educação;
contribuir para a melhoria dos índices do IDEB e da Prova São Paulo;
favorecer o desenvolvimento de um Projeto Político-Pedagógico articulado e comprometido no alcance de seus objetivos;
auxiliar a Unidade Educacional na integração das diferentes Áreas de Conhecimento e demais atividades complementares;
aprimorar constantemente as ações, pautadas no Currículo da Cidade, na perspectiva da educação integral, da equidade e da educação inclusiva, tendo a garantia das aprendizagens como norteadora do trabalho pedagógico e o ambiente escolar como local de promoção do protagonismo do estudante.
São atribuições específicas do Professor Orientador de Informática Educativa - POIE:
assegurar a organização necessária ao funcionamento do Laboratório de Informática Educativa, favorecendo:
a) a organização do espaço físico, no sentido de adequar as diferentes atividades a serem desenvolvidas;
b) a elaboração do horário de atendimento aos estudantes, em conjunto com a Equipe Gestora;
c) o registro e encaminhamento para o Diretor de Escola, dos problemas observados em relação ao uso e estado de conservação dos equipamentos;
d) a solicitação e acompanhamento de atendimento de Suporte Técnico, relativos aos equipamentos.
construir instrumentos de registro que possibilitem o diagnóstico, acompanhamento e avaliação dos processos de ensino e aprendizagem;
implementar o Currículo da Cidade de Tecnologias para Aprendizagem;
organizar e desenvolver, em conjunto com a Equipe Gestora, propostas de trabalho que promovam o intercâmbio entre os professores de diferentes turnos da Unidade Educacional;
articular, em conjunto com o POSL, o planejamento e desenvolvimento dos trabalhos na área de integração, envolvendo os professores da unidade e organizando ações conjuntas que estejam em consonância com as especificidades de cada ciclo e com o Projeto Político-Pedagógico da Unidade Educacional.
No laboratório de informática de nossa escola os alunos terão um contato com os computadores, nos quais estão instalados diversos jogos educativos sobre matemática, química, português, entre outras. Oferecendo essas oportunidades de estudos diferenciados para os alunos, o interesse neles em aprender vai ser mantido.
Outra característica importante dos laboratórios de informática é que é muitas vezes nele que crianças e jovens tem o primeiro contato com computadores, firmando assim a importância social desse ambiente, pois é através deles que há a inclusão digital de pessoas que não poderiam ter acesso a tecnologia de outra forma.
Esses laboratórios não só auxiliam no aprendizado mas tem um importante papel para que crianças com condições menos favoráveis possam ter chances iguais no futuro.