Gastronomia de Évora

Carne de porco alentejana

Carne de porco à alentejana é um prato típico da culinária de Portugal, mais concretamente da região do Algarve. O primeiro nome é o mais comum por todo o Portugal, constituindo o segundo a designação usada no próprio Alentejo.

Caldo de peixe da ribeira 

O caldo de peixe é uma preparação culinária que se obtém fervendo cabeças e espinhas de peixe, ou peixes inteiros, juntamente com mirepoix, e é usada como base para muitos pratos, em especial sopas e molhos. Depois de coar o caldo, este pode ser temperado e reduzido, para se transformar num fumet, que tem a mesma utilização que um caldo, ou ser consumido diretamente como sopa, quente ou fria. Este tipo de preparação é a base da ukha, uma sopa de peixe tradicional da Rússia.

Sobremesas

Queijadas de Évora

Apesar da origem da Queijada de Évora não ser certa, diz-se que estas remontam para os tempos medievais, mais concretamente para os tempos dos mosteiros e convenmtos. 

Uma das teorias mais aceites para a origem desta receita, é que foi criada por freiras do convento de Évora, foi sendo passada de geração em geração e sobreviveu até aos dias de hoje.

Morgado

Bata os ovos com o açúcar. Depois, junte a farinha e a manteiga, previamente derretida. Continue a mexer, até ligar. Por fim, adicione o doce e a amêndoa ralada.

Envolva bem e transfira o preparado para uma forma untada com manteiga, forrada com papel vegetal também untado e polvilhada com farinha.

Leve ao forno e deixe cozer. Quando estiver dourado e o palito sair limpo, retirar do forno. Desenformar e polvilhar com açúcar em pó.