Turismo de Faro

Catedral de Faro (Sé Catedral de Faro)

A Sé Catedral de Faro, também conhecida por Igreja da Sé ou Igreja de Santa Maria, é um dos edifícios históricos mais importantes de Faro, no Algarve, em Portugal. Situa-se no Largo da Sé da cidade, em pleno centro histórico, e está classificada como Imóvel de Interesse Público. É a sede da Diocese do Algarve.

Esta é a principal igreja de Faro, construída no século XIII, durante a ocupação muçulmana. A catedral combina vários estilos arquitetônicos, incluindo o gótico, o renascentista e o barroco. O interior da catedral apresenta detalhes impressionantes, incluindo azulejos e esculturas.

Arco da Vila


Também conhecido como Arco do Repouso, o Arco da Vila é uma estrutura arquitetônica notável localizada na entrada da cidade velha de Faro. Construído no final do século XVIII, o arco é uma obra de arte elegante e serve como uma das entradas para o centro histórico de Faro.

Consiste num notável arco triunfal de colunas jónicas a suportar a arquitrave, do qual se eleva um nicho coroado de frontão triangular.

Foi mandado construir pelo Bispo D. Francisco Gomes do Avelar sobre uma das portas medievais das muralhas (Portas da Rainha), sendo uma obra da responsabilidade do arquitecto genovês Francisco Xavier Fabri, e tendo sido inaugurado em 1812.


Muralhas de Faro


As Muralhas de Faro, também designadas por Fortaleza de Faro e Cerca urbana de Faro localizam-se na cidade de Faro, no Distrito de Faro, em Portugal.

Envolvem o núcleo urbano mais antigo da cidade, hoje designado por "Vila-Adentro" ou "Cidade Velha".

As Muralhas de Faro estão classificadas como Imóvel de Interesse Público desde 1993.

Essas muralhas foram subsequentemente fortificadas pelos mouros e reconstruídas durante a Idade Média. Caminhar ao longo das muralhas oferece não apenas uma visão da história, mas também vistas panorâmicas encantadoras da cidade.