Gastronomia de Ponta Delgado

Cozido das Furnas

Essencial numa visita à ilha de S. Miguel é visitar as Furnas e experimentar o famoso cozido. Os vários ingredientes, incluindo o inhame (tubérculo bem conhecido nos Açores e que experimentámos pela primeira vez), são colocados numa panela que é enterrada junto às caldeiras e que coze sob ação da energia geotérmica durante 5 horas.

 Lapas e Cracas

Nos Açores, o sabor a mar não se esgota no peixe. No campo do marisco vale bem a pena provar as lapas e as cracas.

As lapas são mais fáceis de encontrar na maioria dos restaurantes, deliciosamente grelhadas e regadas com sumo de limão.

Já as cracas, apenas se encontram em marisqueiras e devem ser comidas ao natural, para melhor tirar partido do seu forte sabor a mar.

Queijadas

Ainda no capítulo dos doces, não podemos esquecer as apetecíveis queijadas. As mais conhecidas são as Queijadas da Vila, das quais gostamos bastante.

Mas existem outras, tal como esta apetecível Queijada de Feijão que conseguimos fotografar pouco antes de desaparecer quando visitámos a Caloura.

Queijo da Ilha

Não é preciso ir aos Açores para reconhecer o mérito e sabor único dos queijos do arquipélago. O mais conhecido e fácil de encontrar em Portugal continental é o queijo da ilha de S. Jorge. Uma das vantagens de viajar para os Açores é que aqui encontramos uma variedade ainda maior de queijos para provar.

Na foto temos um pedaço de queijo das Flores acompanhado do também característico doce de ananás. Uma combinação a não perder.