Gastronomia de Faro

Cataplana de Pescada

A cataplana é uma panela metálica formada por duas partes côncavas que se encaixam uma na outra.

A cataplana dos nossos dias, redescoberta no início do século XX, começou a produzir-se no Algarve por caldeireiros, mestres na arte de trabalhar o cobre.


Perna de carneiro no tacho

Perna de carneiro no tacho é um prato típico da região do Algarve, em Portugal. É feito com uma perna de carneiro temperada com alho, sal, vinagre, vinho branco e especiarias, e cozida em um tacho de barro.

Sobremesas

Folhado de Loulé

Este folhado surgiu nas primeiras décadas do século XX, a partir dos encontros e desencontros de jovens raparigas que trabalhavam em casa das famílias ricas e que adquiriam conhecimentos de culinária no Algarve, no Alentejo ou em outras regiões do país. Mas duas mulheres se destacam na história do folhado de Loulé: Lídia da Costa Guerreiro Lopes e Maria Pires.

Maria foi trabalhar para casa de Lídia, e ali aprendeu a arte de fazer folhados, algures na Figueira da Foz, próximo de Coimbra. Na casa de Lídia, Maria experimentou a sua especialidade, estendendo a massa, dobrando-a e recheando-a, criando assim os folhados de sabor único que hoje conhecemos e tanto apreciamos.

Florados de Lagoa

Estes doces, típicos do concelho da Lagoa, são feitos à base de amêndoa e de fios de ovos. Só de olhar para eles, já nos fazem criar água na boca, e assim que os mordemos, o seu sabor delicioso invade-nos o paladar e deixa-nos a desejar mais e mais. Este é um daqueles doces tradicionais portugueses que não pode mesmo deixar de experimentar.