Gastronomia de Braga

Bacalhau à Braga

É importante que invista em bacalhau de qualidade. O cheiro e o aspeto podem ajudar a confirmar esta informação. Acredite que esta condição faz toda a diferença no resultado do prato.

Para temperar o bacalhau, não deve poupar no azeite e no alho, os seus temperos prediletos. Para isso, pode marinar as postas ou os lombos durante cerca de 30 minutos.

Assar o bacalhau pode demorar tempos muito distintos, em função das caraterísticas do forno e das postas ou lombos do bacalhau. Já a temperatura do forno não deve variar muito dos 180ºC.

Rojões à Minhota

Rojões à moda do Minho, uma receita tradicional da cozinha minhota muito apreciada pelos apreciadores da gastronomia portuguesa. Atreva-se a experimentar.


Um dos ingredientes desta receita são as tradicionais Belouras, bolacho, farinhato, piloco ou bica conhecido por todas estas designações.

Sobremesas

Tíbias

Dentro de uma massa deliciosa, polvilhada de açúcar e com um ligeiro toque estaladiço, as tíbias escondem um creme doce que se derrete na boca e delicia qualquer um. De origem conventual, e contando já com algumas variações modernas, são um verdadeiro regalo para os olhos para o paladar.

Moletinhos

Com uma massa semelhante à dos típicos pãezinhos de leite, os moletinhos são ainda mais deliciosos por causa da calda e do açúcar com os quais são polvilhados. Embora hoje em dia seja comum encontra-los durante todo o ano, há pastelarias que só os servem na data tradicional, ou seja, nas festa do dia de S. Vicente.