Gastronomia da Covilhã

Pastel de molho

Este Pastel seco é feito com massa folhada cortada em tirinhas, que se enrolam em forma de espiral, dobrando uma das pontas do pastel para rechear com carne de vaca refogada.

O Pastel de Molho era e continua a ser servido com molho de açafrão.

Prepara-se da seguinte forma: põe-se água a ferver com sal, vinagre, açafrão e um ramo de salsa; coloca-se o Pastel num prato, deitando o caldo por cima, tapa-se com outro prato e aguarda-se um pouco (para "abrir"); o Pastel de Molho "abre", fortalecendo a refeição.

Migas de ovo

Leva-se ao lume, num tacho, a água, a salsa, os dentes de alho picados e o azeite. Ferve um pouco, para apurar e junta-se o pão cortado às fatias. Deixa-se ferver, mexendo com uma colher de pau. Juntam-se os ovos batidos, envolvem-se bem até cozer. Servem-se quentes e com azeitonas.

Sobremesas

Gargantas de Freira

Francisco Muñoz Gomes (Paco), um espanhol que vivia em Lisboa, ao vir viver para a Covilhã, abriu a "Pastelaria Lisboa", no início deste século. Então criou este doce, dizendo que era uma receita proveniente de um convento e daí o nome "Gargantas de Freira". Este leva fios de ovos enrolados em capa de hóstia.

Pudim de Requeijão de Trancoso

Também esta sobremesa faz parte da tradicional doçaria de Trancoso contendo osseguintes ingredientes: açúcar; requeijão; farinha; gemas de ovos; claras; licor de amêndoa e raspa de limão.