Gastronomia Porto

Vinho do Porto Vintage

O Vinho do Porto é um vinho natural e fortificado produzido a partir de uvas provenientes da Região Demarcada do Douro, no Norte de Portugal a cerca de 100 km a leste da cidade do Porto.

Lamego, São João da Pesqueira, Régua e Pinhão são os principais centros de produção, mas algumas das melhores vinhas ficam na zona mais a leste.

S.João da Pesqueira é o concelho com maior produção de vinho do Porto a nível nacional. Apesar de parcelamente produzida com uvas do Douro e armazenada nas caves de Vila Nova de Gaia, esta bebida alcoólica ficou conhecida como "vinho do Porto" a partir da segunda metade do século XVII por ser exportada para todo o mundo a partir desta cidade.


Francesinhas

A Francesinha é um petisco nascido na cidade do Porto, que basicamente se pode exemplificar como sendo feito com duas fatias grossas de pão de forma, ligeiramente torrado, entre as quais é adicionado um bife de vaca, linguiça, mortadela, salsicha fresca e queijo. Cobre-se com múltiplas fatias de queijo por todos os lados e vai ao forno até o queijo começar a derreter. Finalmente deita-se aquele que é o ingrediente mais importante da Francesinha: o molho quente, ligeiramente espesso e picante.

Segundo reza a história, foi um português de nome Daniel David Silva que nos anos cinquenta trabalhava no restaurante “A Regaleira”, no Porto. Tendo sido emigrante em França, ele usou como inspiração uma das sanduiches mais típicas de França, o “Croque-Monsieur”.

A sua ideia foi a de ajustar os ingredientes ao paladar e cultura gastronómica das gentes da cidade do Porto, habituadas a comidas substanciais de sabores fortes e quentes, acabando por criar o famoso molho que é, sem qualquer contestação, a alma de qualquer boa Francesinha.

Cavaquinhas da Serra

As Cavaquinhas da Serra foram lançadas no mercado em 2014. É um produto que junta o doce e o salgado, o crocante e o cremoso, bem como dois produtos ícones de duas regiões diferentes: as cavaquinhas de Margaride, Felgueiras, e o queijo da Serra da Estrela. Sabores que harmonizam na perfeição!

“Na nossa região sempre se juntou o pão de ló com o queijo da serra. Eu achei que seria interessante harmonizar as cavaquinhas de Margaride, recheadas e barradas com queijo da serra. No fundo foi a recriação de um produto com uma nova roupagem, pronto para consumir”, conta José Mário Sousa, gerente da Casa Rosa Sousa desde 2010. “É um dos produtos mais emblemáticos da Casa Rosa Sousa e é, neste momento, o nosso produto bandeira”, diz.