Gastronomia Braga

Papas de Sarabulho

As papas de sarrabulho são um prato típico da culinária portuguesa. São oriundas da região do Minho, no norte de Portugal.

As papas são confeccionadas com sangue de porco, carne de galinha, carne de porco, salpicão, presunto, chouriço, cominhos, limão e pão ou farinha de milho, entre outros ingredientes.

São servidas como sopa ou como acompanhamento dos rojões à moda do Minho, por exemplo. Devem ser consumidas com vinho verde tinto.

As papas de sarrabulho são apenas confeccionadas no inverno, uma vez que é nessa altura que se realiza a matança do porco. Para além disso, constituem um prato bastante forte, mais apetecível no tempo frio do Inverno. Por outro lado, o sangue de porco é um ingrediente bastante sensível, com tendência para se deteriorar rapidamente no verão.


Vitela assada

A vitela assada projectou a gastronomia fafense, desde pelo menos o século XIX. É a coroa de glória dos comeres locais. Há outros pratos, naturalmente, mas o mais típico e apreciado é, sem dúvida, a “vitela assada à moda de Fafe”, em defesa e promoção da qual foi criada uma confraria gastronómica em 2013, da qual me honro de fazer parte.

Na verdade, o concelho de Fafe, além das afamadas bandas de música, da Senhora de Antime e da polémica «Justiça», é conhecido a nível nacional pela saborosa vitela.



Fidalguinhos

Os Fidalguinhos tiveram origem na doçaria conventual da cidade e fazem parte do receituário do Convento da Nossa Senhora dos Remédios, em Braga. O seu formato, tipo perna cruzada, é nada mais do que uma alusão aos fidalgos que não tinham de se esforçar muito para conseguirem aquilo que queriam na vida – uma sátira aos nobres hereditários.

Os fidalguinhos estão assentes na arte ancestral da confecção de doces tradicionais portugueses e os biscoitos tipicamente minhotos parecem suscitar interesse a quem procura uma opção na doçaria conventual com garantia e qualidade.

Estes denominados biscoitos são super saborosos, crocantes e muito viciantes, devido aos condimentos pelos quais são confecionados, tais como o envolvimento da canela e o facto de serem polvilhados com açúcar em pó.