Turismo Covilhã

Poço do Inverno, Manteigas

O Poço do Inferno tal como o próprio nome indica é um poço, ou uma pequena lagoa em plena Serra da Estrela. Resultante de uma queda de água com cerca de 10 metros de altura, formada pelas águas da ribeira de Leandres. É um geossítio do Geoparque Estrela, inserido na categoria dos Petrológicos. Situado no coração da Serra a 1080 metros de altitude, as águas são geladas, e que nos Invernos mais rigorosos, chega mesmo a transformar-se em gelo.

O curso das águas da Ribeira de Leandres percorre os mantos graníticos, bem característicos da Beira e encontra uma barreira natural feita de rocha endurecida pelo metamorfismo de contacto, criando esta cascata digna de registo.

Covão D'Ametade

O Covão da Ametade é um cenários paradisíaco carregado de sentimento bucólico e poético, um dos locais mais simbólicos e mais belos da Serra da Estrela. Está localizado no início do Vale Glaciário do Zêzere. Trata-se de uma depressão mal drenada situada num covão glaciar a jusante do covão cimeiro. Atualmente é no Covão da Ametade que o rio Zêzere toma corpo, na pequena planície com origem em sedimentos glaciários que anteriormente foi uma lagoa com a mesma origem.

É uma zona bastante atrativa devido à vegetação envolvente maioritariamente composta por bétulas, planta esta que tem a particularidade de criar um ecossistema com uma grande biodiversidade. Apesar do local estar a uma quota perto dos 1500 metros de altitude, só não está acessível nos dias de inverno mais rigoroso em que as estradas não permitem passagem devido à queda de neve.

Vale Glaciar do Zêzere

Vale Glaciar do Zêzere, 13kms de extensão, um dos maiores da Europa, maravilhosa dádiva da Natureza e, ao mesmo tempo, uma lição a céu aberto sobre os vestígios da última época de glaciação, há milhares de anos.

Na sua forma que ostenta inigualáveis belezas geológicas, como as austeras rochas graníticas dos Cântaros, Magro, Gordo e Raso (a 1.928 metros de altitude) e reservas biogenéticas de elevado valor natural e paisagístico.