Gastronomia Covilhã

Sopa dourada

A sopa dourada é um dos doces que costuma adoçar a mesa de Natal de muitas famílias, em Portugal. Existem diferentes versões a nível regional, sendo, na sua origem, um doce conventual.

A Sopa Dourada é uma receita típica do nosso país, muito popular na época do Natal, em terras do no norte de Portugal. De uma forma geral, esta receita inclui gemas de ovos, açúcar, amêndoa e pão-de-ló. Em algumas versões, pode ainda ser aromatizada com água de flor de laranjeira e decorada com frutas cristalizadas.

Contudo, a receita varia de localidade para localidade. Enquanto muitas zonas recorrem ao pão-de-ló (Viana do Castelo), outras regiões utilizam pão duro (Ribatejo) ou pão frito (Alentejo). Além disso, esta receita é, muitas vezes, usada como uma forma de aproveitar as sobras, quer de pão-de-ló, quer de pão.

Transversal a todas as versões é o recurso às gemas de ovos e às amêndoas, que são usadas desde a sua origem no Convento de Santa Clara, em Vila do Conde.


Pastel de molho

Na década de 1920 os empregados fabris não tinham tempo para fazer sopa e então substituíram por estes pastéis, uma vez que despendiam muito tempo a confecioná-los aguentando durante várias semanas, o que não sucede a sopa.

Este pastel seco é feito com a massa folhada cortada em tirinhas, que se enrolam em forma de espiral, dobrando uma das pontas do pastel para rechear com carne de vaca refogada.

O pastel de molho era e continua a ser servido com molho de açafrão.

Migas

As migas (por vezes chamadas em Espanha migas de pastor) são um prato típico de algumas regiões da Península Ibérica, principalmente do centro e do sul, nomeadamente do Alentejo, em Portugal, e da Mancha, Múrcia, Andaluzia, Estremadura e Aragão, em Espanha. As migas mais comuns são confecionadas à base de pão, mas também existem migas de batata no Alentejo e de farinha no sudeste da Península Ibérica.

São frequentemente descritas como um prato de pastores, que aproveita sobras de pão duro. Supõe-se que possam ter origem no cuscuz do Norte de África.