Sessenta alunos de Norte a Sul do país vão testar conhecimentos nesta área. A equipa vencedora vai às “Olimpíadas Europeias da Ciência”
A Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM), em Braga, recebe este sábado, dia 27, a final nacional das “Olimpíadas de Química Júnior”. O evento junta 60 alunos do 8º e 9º anos de 20 escolas de todo o país, que se destacaram nas dez semifinais regionais.
Na final, cada equipa de três alunos vai ser distribuída a partir das 11h00 pelos laboratórios do Departamento de Química e pelo anfiteatro da ECUM. O objetivo é efetuar uma prova teórica com questões sobre imagens, filmes e/ou animações projetadas e uma prova laboratorial com questões baseadas na observação de montagens experimentais. Às 15h00 procede-se à entrega de prémios às três melhores equipas. A equipa vencedora poderá representar Portugal nas “Olimpíadas Europeias da Ciência”, previstas para 2024.
Mais cedo, às 10h30, a sessão de abertura conta com os discursos de Joaquim Faria, presidente da Sociedade Portuguesa de Química (SPQ), que coorganiza a iniciativa, e da parte da UMinho com a pró-reitora para a Comunicação, Teresa Ruão, o presidente da ECUM, José González-Méijome, o diretor do Departamento de Química, Luís Monteiro, e a professora Susana Costa, representante da organização.
O programa do evento inclui ainda, às 12h30, a palestra “Ciência doméstica: uma curiosidade histórica no ensino da Química?”, pelo professor João Paulo André, e às 14h30, a palestra “Resíduos orgânicos: como transformar um problema em solução”, pela professora Fátima Bento.
Esta iniciativa anual, cuja final de 2015 já tinha sido realizada na UMinho, pretende dinamizar o estudo e o ensino da Química nas escolas básicas, despertar o interesse por esta ciência, cativar vocações para carreiras científico-tecnológicas e, também, aproximar o ensino básico e as universidades. A organização local envolve as professoras Ana Paula Bettencourt, Manuela Silva, Susana Costa, Manuela Raposo e Sílvia Lima, do Departamento/Centro de Química da UMinho.
Museu D. Diogo de Sousa e Parque Urbano das Camélias, Braga, 20 de março
A Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM), em parceria com a Câmara Municipal de Braga, promove segunda-feira, dia 20, no Museu D. Diogo de Sousa, o encontro “Fleurs Locales – dar vida à cidade com plantas autóctones”. A iniciativa conta com a presença de especialistas em botânica que irão abordar a importância das plantas autóctones na requalificação ambiental, incluindo espaços urbanos.
O encontro insere-se no âmbito do projeto Interreg Sudoe “Fleurs locales”, que visa encontrar soluções para a erosão da biodiversidade, acelerada pelas mudanças climáticas. O projeto envolve equipes de investigação de Portugal, Espanha e França, trabalhando em conjunto para encontrar respostas concretas.
O evento incluirá a apresentação de seminários sobre a importância das plantas autóctones na requalificação ambiental, incluindo em espaços urbanos, que terá lugar na parte da manhã no Museu D. Diogo de Sousa. No final do encontro será promovido um passeio ecológico-botânico ao Parque Urbano das Camélias, que foi recentemente requalificado com espécies autóctones em colaboração com a Câmara Municipal de Braga.
Para se inscrever, basta aceder ao seguinte link: https://tinyurl.com/FleurLocales
Anfiteatro da Escola de Ciências da Universidade do Minho, Edifício 6, Campus de Gualtar, Braga, dia 18 de março de 2023, 09h30-13h30
O Departamento de Química da Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM) e a Sociedade Portuguesa de Química organizam, no próximo sábado, dia 18, as “Olimpíadas de Química Júnior”, com a participação de 90 alunos e 30 professores acompanhantes.
As “Olimpíadas de Química Júnior” pretendem dinamizar o estudo e ensino da Química nas escolas básicas, despertar o interesse por esta ciência, assim como cativar vocações para carreiras científico-tecnológicas entre os alunos dos 8.º e 9.º anos de escolaridade.
As “Olimpíadas de Química Júnior 2023”, organizadas pelas professoras Ana Paula Bettencourt, Manuela Silva, Susana Costa, Manuela Raposo, e Sílvia Lima, consistem num concurso entre equipas de três alunos, provenientes de diferentes escolas da região. As diferentes equipas têm que efetuar uma prova teórica, com questões relacionadas com imagens, filmes e animações projetadas, e uma prova prática, com questões baseadas na observação de montagens experimentais. As provas decorrem no anfiteatro de Escola de Ciências e nos laboratórios do Departamento de Química e abrangem os diferentes conteúdos programáticos da área curricular de Química do 3º Ciclo do Ensino Básico.
Olimpíadas de Química Mais juntaram alunos de 15 escolas da região
A ECUM acolheu também, no passado sábado, dia 11, a semifinal das “Olimpíadas de Química Mais”. A iniciativa foi igualmente organizada pelo Departamento de Química, em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Química, e contou com a participação de 15 equipas de estudantes provenientes de várias escolas secundárias da região, que tiveram que efetuar uma prova teórica e mostrar os seus conhecimentos na área da Química. A final está marcada para dia 6 de maio, em Aveiro.
Os alunos da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de Cabeceiras de Basto foram os vencedores desta semifinal. O segundo prémio foi atribuído aos alunos da Escola Secundária de Santa Maria Maior, em Viana do Castelo. Já o terceiro prémio foi para a Escola Secundária com 3º ciclo do Ensino Básico Martins Sarmento, de Guimarães.
As Olimpíadas de Química Mais são organizadas por docentes da Escola de Ciências da UMinho (ECUM) e destinam-se a alunos do 10º e 11º anos. Pretendem dinamizar o estudo e ensino da Química nas escolas secundárias, despertar o interesse dos jovens por esta ciência, aproximar as escolas secundárias da universidade e cativar os estudantes para as carreiras científico-tecnológicas.
Os estudantes que conseguirem as melhores classificações poderão qualificar-se para participar nas “Olimpíadas Internacionais de Química International - Chemistry Olympiads”, que decorrerá em Zurique (Suiça) entre os dias 16 e 25 de julho e para as “Olimpíadas Iberoamericanas de Química”, previstas para o outono.
No dia 18 de março o Centro Ciência Viva de Braga vai comemorar o Dia do Pai com uma atividade sobre "A química dos crepes!". Pais e filhos vão poder cozinhar crepes transformando o laboratório do Centro Ciência Viva numa autêntica cozinha cheia de animação e partilha!
Inscreva-se nesta atividade para pais e filhos das 10h às 12h. A atividade não tem custo associado, mas as inscrições são obrigatórias e limitadas à lotação existente.
Inscrições através do geral@casacienciabraga.org ou pelo 253695236.
No próximo dia 11 de março, pelas 10:00h, terá lugar, em formato online, a Conferência Nacional Scientix, organizada pela DGE, no âmbito do projeto Scientix 4, da European Schoolnet (EUN), no qual esta Direção-Geral se constitui como Ponto de Contacto Nacional. Com esta conferência, intitulada “Novos Desafios da Educação em Ciência”, pretende-se contribuir para capacitar os professores para o desenvolvimento de práticas pedagógicas de ensino integrado STEM/STE(A)M, em consonância com os desafios que se colocam no mundo atual.
Pretende-se, assim, apresentar conceitos teóricos, ferramentas, recursos didáticos, boas práticas promotoras da literacia científica e tecnológica e perspetivas subjacentes à educação científica atual: valorização da interdisciplinaridade, das componentes digital e prático/experimental, da comunicação em ciência, da ligação da educação STEM aos desafios do mundo real e as vantagens da utilização de cenários integrados de aprendizagem.
Neste contexto, no decurso da ação será abordado o Projeto Scientix 4, da European Schoolnet (EUN), focando as suas potencialidades e o seu carácter integrador, e ainda o 1.º Quadro Educativo Europeu Integrado de Ensino STEM - Projeto STE(A)M IT, bem como exemplos de boas práticas nesse âmbito, com o propósito de apoiar os professores no desenho e operacionalização de estratégias inovadoras de ensino nas áreas STEM/STE(A)M.
Junte-se a nós e assista fazendo o registo no webinar: https://dge-me-pt.zoom.us/webinar/register/WN_0m0983KqSdKRRt7KPZ0cpQ. Após este registo, os participantes recebem o link de acesso direto ao webinar. O registo permitirá a receção de um certificado de participação na Conferência.
Caso não tenha forma de aceder à plataforma Zoom, existe a possibilidade de assistir através da rede YouTube https://youtube.com/live/HmgIFtlBh_Q?feature=share. Nesta situação, não será emitido certificado de presença.
O Pavilhão do Conhecimento celebrará o dia com um evento a decorrer entre as 10h e as 00h onde Todas as Horas Contam (https://www.pavconhecimento.pt/dia-internacional-da-matematica/2023).
O Dia Internacional da Matemática é um projeto da União Internacional de Matemática (https://www.mathunion.org/) e cujo objetivo principal será transmitir a todos os jovens alunos o gosto e interesse pela Matemática. O tema para a edição de 2023 é "Matemática para toda a gente".
Aceda ao site do evento através da página www.idm314.org, onde poderá encontrar recursos como propostas para sala de aula e jogos que poderão desenvolver.
Local: Auditório da Escola de Ciências, Campus de Gualtar, Braga, 14 e 15 de março de 2023
Em novembro de 2019, a UNESCO proclamou o dia 14 de março como o Dia Internacional da Matemática. Este dia já era conhecido e comemorado em muitos países como o Dia do Pi (esta data é escrita como 3/14 em alguns países e 3,14 é uma aproximação para a constante Pi).
Em 2023, o tema do Dia Internacional da Matemática é Matemática para todos.
O CMAT - Centro de Matemática da Escola de Ciências da Universidade do Minho junta-se às celebrações deste dia, promovendo a segunda edição do CMAT Labs Fest, evento com atividades destinadas aos alunos dos cursos afetos ao Departamento de Matemática e à comunidade académica no dia 14 de março, e ao público em geral, no dia 15 de março, sensibilizando-o para a importância e o impacto da matemática no quotidiano, na educação e enquanto ferramenta de desenvolvimento. O programa pode ser consultado em
https://w3.math.uminho.pt/~web/cmatlabsfest/
Ainda integrado no evento, o OutLab - CMAT Outreach Laboratory dinamizará, numa escola da região, uma escape room, contando já com mais de 200 alunos inscritos.