É o 3.º ano consecutivo que, com o apoio do Município de Braga (Divisão da Proteção Civil – Unidade Técnica Florestal), a escola Frei Caetano Brandão participa na captura da Vespa velutina (vespa asiática), no âmbito do Eco-Escolas e com a participação do Clube de Ciência Viva – STEAM on!
A vespa velutina é carnívora e predadora das nossas abelhas e está a criar um grande impacto nas populações e no ecossistema, pelo que a nossa comunidade escolar continua sensibilizada em se juntar a esta causa. Um grupo de alunos já se encontra em ação e está encarregado da preparação, instalação, manutenção e monitorização das armadilhas para a captura da mesma. Por cada vespa fundadora capturada é menos um ninho de vespa que se forma.
abril 2025
Acompanha aqui o eclipse EM DIRETO do YouTube da NASA, a partir das 18 h do dia 8 de abril de 2024.
Entre as 18 h e as 21 h podes assistir à fase total do eclipse , em direto.
NÃO PERCAS!
Dia 8 de abril ocorrerá um eclipse solar total, visível no continente norte americano. México, EUA e Canadá ficarão no rasto da escuridão criada pela Lua quando, no seu movimento de translação em torno da Terra, passa diretamente entre o Sol e esta, impedindo a luz emitida pelo Sol de atingir a superfície do nosso planeta.
Este fenómeno é raro, pois a órbita da Lua em torno da Terra ocorre num plano ligeiramente inclinado relativamente ao plano da órbita da Terra ao redor do Sol. Assim, é preciso que haja coincidência entre a passagem da Lua entre o Sol e a Terra, com a sua posição no mesmo plano da órbita da Terra, o que apenas ocorre esporadicamente. Vê a pequena animação da NASA a ilustrar este fenómeno.
Pré-inscrições no site até dia 19/02/2024: https://www.astronautaporumdia.pt/
Consulta o regulamento (no ano letivo anterior, mas o deste ano será semelhante em termos de candidatura):
No dia 24 de novembro, dia Nacional da Cultura Científica, realizou-se o "Encontro Ciência e Tecnologia na Exploração Espacial", organizado pela Escola de Ciências da Universidade do Minho. As duas turmas de Ciências e Tecnologias de 12.° ano do nosso Agrupamento participaram neste encontro.
Vê pormenores no separadores Atividades / Visitas!
Alfred Nobel foi o fundador dos Prémios Nobel.
Alfred Nobel nasceu em Estocolmo, na Suécia, a 21 de outubro de 1833 e tornou-se um famoso cientista, inventor, empresário e mecenas do desenvolvimento científico.
A família Nobel foi viver para São Petersburgo, na Rússia, quando o jovem Alfred tinha apenas 9 anos. A sua educação foi sempre muito importante para os pais, oriundos de famílias abastadas (particularmente a sua mãe) e aos 17 anos Alfred Nobel falava e escrevia fluentemente sueco, russo, francês, inglês e alemão. Os principais interesses do jovem eram a literatura, a química e a física. O pai não gostava do interesse do filho por poesia e enviou-o para estudar fora do país e tornar-se um engenheiro químico. Durante dois anos, Alfred visitou a Suécia, Alemanha, França e os Estados Unidos da América.
Em Paris, a cidade que elegeu como favorita, trabalhou num laboratório privado onde conheceu Ascanio Sobrero, um italiano que três anos antes inventara a nitroglicerina, um líquido muito instável e explosivo. Alfred Nobel interessou-se muito por este composto e como poderia ser utilizado nas empresas de construção do seu pai. Em 1852, no início da guerra da Crimeia, volta à Rússia para trabalhar na empresa familiar. Juntamente com o seu pai tentou desenvolver métodos para usar a nitroglicerina como um explosivo de uso comercial.
Com o fim da guerra, a empresa familiar fica novamente em bancarrota. Dois irmãos de Alfred viram-se então para o negócio do petróleo, tornando-se pessoas muito ricas na época. Alfred e outro seu irmão retornam à Suécia, dedicando-se a desenvolver o uso da nitroglicerina como explosivo. Várias explosões depois, inclusive uma que vitimou o irmão de Alfred, este foi proibido pelas autoridades de trabalhar na cidade de Estocolmo. Ainda assim, não desanimou e em 1864 conseguiu produzir nitroglicerina em massa. Experimentou adicionar várias substâncias à nitroglicerina para a tornar mais estável e obteve bons resultados com uma rocha à base de silício, que permitia tornar a nitroglicerina num sólido pastoso e moldável e mais estável. Patenteou esta invenção com o nome de dinamite. Inventou também um detonador para utilização na perfuração e rebentamento de rochas. Estas invenções reduziram muito o custo deste processo.
Ao longo dos anos seguintes, Alfred Nobel instalou cerca de 90 fábricas e laboratórios em mais de 20 países e passou da bancarrota para ser multimilionário. Quando não estava em viagem, Alfred trabalhava intensamente nos seus laboratórios. Por altura da sua morte, a 10 de dezembro de 1896, tinha registado mais de 355 patentes de invenções.
Mais para o fim da sua vida, por influência de uma assistente pessoal e amiga, Alfred tornou-se um grande defensor da paz e promotor do desenvolvimento científico. Ainda assim, foi uma surpresa que no seu testamento deixasse toda a sua fortuna para a atribuição de prémios às pessoas e organizações que se destacavam na promoção da Paz e no desenvolvimento da Física, Química, Fisiologia e Medicina e Literatura.
São os famosos Prémios Nobel!
https://www.nobelprize.org/alfred-nobel/, acedido a 06/11/2023
Alfred Nobel
Explosão na fábrica de Estocolmo
Alfred Nobel - quadro do artista sueco Emil Österman
Lançamento do concurso "CIÊNCIA COM ARTE - A Imagem do Clube"
(26/10/2023 a 24/11/2023)
O Clube Ciência Viva quer ter uma nova imagem!
STEAM é a sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática . Inspira-te, cria uma imagem inovadora, associada ao tema do Clube e participa neste Concurso! Podes ver o teu trabalho selecionado e tornar-se a imagem do Clube !
Consulta/ descarrega o regulamento de participação no link ao lado.
Dia mundial da alimentação - 16 de outubro de 2023
Este ano, o dia mundial da alimentação, celebrado a 16 de outubro, foi dedicado à água, pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura.
Vê o vídeo lançado por esta instituição, que assinala a importância da água e da sua preservação!
Noite Europeia dos Investigadores é celebrada sexta-feira em Braga
Há 77 atividades para todos os públicos, 29/09/2023, das 16h00 às 24h00, no Altice Forum
O Altice Forum Braga acolhe a 29 de setembro, das 16h00 às 24h00, 77 atividades gratuitas para miúdos e graúdos descobrirem ciência, no âmbito da Noite Europeia dos Investigadores (NEI). A iniciativa da Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM) junta mais de 400 investigadores, docentes, alunos e técnicos. O evento tem o tema “Ciência para Todos – Inclusão e Sustentabilidade” e a abertura oficial é às 17h00, com a presença da vereadora do Município de Braga, Olga Pereira, do vice-reitor e pró-reitora da UMinho, Eugénio Ferreira e Sandra Paiva, e do presidente da ECUM, José González-Méijome, entre outras figuras.
Durante oito horas, os visitantes poderão ver inovações recentes da UMinho ao longo dos expositores, como baterias feitas com materiais biodegradáveis, nanopartículas de ouro que detetam doenças e poluentes ou novas espécies costeiras. Esta “festa da ciência” inclui também experiências interativas, um quizz sobre flores nativas, várias demonstrações e workshops, cruzando as áreas de Biologia, Geologia, Física, Matemática, Optometria, Química, Saúde, Biotecnologia, Têxteis e Psicologia. A entrada é livre. Os detalhes estão em bit.ly/neibraga.
Escolas também presentes
Destaca-se ainda uma mostra de ciência com 24 projetos de escolas básicas e secundárias de Amarante, Braga, Barcelos, Esposende, Famalicão, Guimarães e Vila Verde, integradas na Rede de Clubes Ciência Viva e parceiras da ECUM. Os alunos vão apresentar projetos que criaram no ano letivo, como “Mapear o Universo”, “F1 nas Escolas”, “Robôs em ação”, “Maquete Ascensor Bom Jesus” ou “O problema do lixo espacial”. O programa prevê igualmente bancas de outras entidades, como o INL, o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, o Laboratório da Paisagem e os Centros Ciência Viva de Braga e Guimarães.
“Festa da ciência” em 26 países
A NEI vai ser celebrada em 26 países, incluindo Portugal, com atividades em Braga, Coimbra, Lisboa ou Évora. A iniciativa nasceu em 2005 pela Comissão Europeia. A ECUM participa há 12 anos e está integrada no consórcio SCIEVER, que é financiado pelas Ações Marie Curie do Programa Horizonte Europa e junta ainda as universidades de Lisboa (coordenador), Coimbra, Évora e Nova de Lisboa, o INL, o ISCTE, a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e o Município de Lisboa.
Programa aqui.