No dia 26 de setembro, um grupo de alunos da turma 9.º2, acompanhado pelas professoras de Ciências Naturais e de Físico-Química, no âmbito do Clube Ciência Viva “STEAM ON!”, participou na Noite Europeia dos Investigadores (NEI), no Fórum Braga.
A NEI – European Researchers’ Night, que decorre anualmente em várias cidades da Europa, é um evento público que aproxima a ciência do quotidiano dos cidadãos, despertando curiosidade e incentivando o interesse pelas carreiras científicas, sobretudo entre os mais jovens. Dá a conhecer as ciências, artes e humanidades de uma forma dinâmica, criativa e acessível a todas as idades, sensibilizando para a relevância da investigação científica no quotidiano.
Este ano, o tema central foi “Ciência para os Desafios Globais”, proporcionando uma oportunidade única para alunos e professores verem a Ciência aplicada em múltiplos contextos. Os nossos alunos participaram com grande entusiasmo nas atividades promovidas, interagindo com investigadores e explorando diferentes áreas do conhecimento.
Para além da mostra de trabalhos realizados em várias escolas, institutos e centros de investigação da Universidade do Minho, os nossos alunos tiveram oportunidade de participar em palestras, atividades experimentais e demonstrações científicas, e ainda numa escape room, sob o tema “A Química é a chave”, enriquecendo ainda mais a sua experiência, no contacto direto com a investigação e a inovação.
Foi uma experiência enriquecedora, que reforçou o gosto pela descoberta e pela ciência, aproximando os jovens do universo da investigação científica.
A NEI é uma iniciativa financiada pela Comissão Europeia, no quadro do programa Horizonte 2020, através das Ações Marie Skłodowska-Curie (MSCA). O seu principal objetivo é aproximar investigadores e cidadãos, promovendo o contacto direto entre a comunidade científica e o público em geral.
#NoiteEuropeiadosInvestigadores # AEMaximinos #CienciaParaOsDesafiosGlobais #Inovação #Educação
26/09/2025