Charcos com vida, designação adotada para representar um projeto transdisciplinar, envolvendo as áreas e Biologia, Geologia, Física, Química e Matemática, cuja finalidade é a implementação de um charco na escola.
A escola sede possui espaços, ainda, sem aproveitamento e, se uns estão mais adequados à instalação de hortas e pomares, outros, podem ser aproveitados para outros fins. O charco pretende o aproveitamento de um desses espaços, numa zona entre os dois pavilhões principais, contribuindo para a requalificação desta área.
A sua instalação pretende disponibilizar um recurso, dentro de portas, que permita explorar pedagogicamente este ecossistema,, contribuindo para o conhecimento e observação da sua biodiversidade, assim como despertar a consciência ambiental na comunidade educativa.
Para que este recurso fique disponível houve um trabalho prévio. Tudo começou pela identificação de zonas alvo à sua instalação e, após a decisão por esta localização, o estudo da adequação do terreno, correção do desnível, dimensão possível/ideal do charco, aquisição de materiais, abertura/preparação do espaço, aplicação do materiais e sequência de um conjunto de procedimentos até à estabilização do volume de água para a introdução de diferentes espécies.
Após um ano de intenso trabalho, com a preciosa ajuda de 30 alunos, estamos, de momento a proceder à aplicação das tela de isolante, que revestirá o fundo do charco e que ficará, entretanto, em carga. Pretendemos, durante o próximo ano, ter o charco habitado com as espécies pioneiras.