A Horta pedagógica, inicialmente integrada no Programa Eco-Escolas, nos temas Agricultura Biológica e Alimentação saudável e sustentával articula também, atualmente, com o NCiência.
O que é o Sintra - edu.green.steam?
Na Horta Pedagógica encontramos desafios diários, para os quais procuramos soluções. Ganhar tempo para trabalhar processos com todos os envolvidos é algo imprescindível, no trabalho que realizamos. Identificado o transporte de materiais, com auxílio do carrinho de mão como um dos motivos de perda de tempo e dispêndio de energia, mobilizou-se a equipa no sentido de procurar soluções e, é aqui que surge o Sintra - edu.green.steam. Este revela-se como uma potencial fonte de soluções.
A Horta Pedagógica começou por ser apenas um pequeno espaço de horta. Agrega, hoje em dia, uma zona de horta e duas outras zonas, uma de pomar e outra pomar/vinha.
A horta localiza-se na porção verde mais a norte, dentro do recinto da escola, junto à entrada para o Ginásio. Os pomares localizam-se nos extremos Este e Oeste do recinto escolar.
Com o início do ano letivo, iniciou-se, igualmente, a divulgação desta vertente/oferta de escola. As insrições (suporte digital) começaram, assim como os trabalhos iniciais, que incidiram sobre a realização de pequenas atividades (aprender a manusear utensilios comuns no trabalho realizado na horta, plantar rabanetes e alfaces, plantar árvores, abrir sulcos necessários para semar e plantar, ...), formativas, contributo necessário às tarefas de maior monta, a realizar no decurso do ano letivo. Estes trabalhos ocuparam algum do tempo, uma vez que se pretendia que os alunos apresentassem um mínimo domíio dos instrumentos/ferramentas utilizadas, garante da autonomia necessária ao desenvolvimento dos trabalhos vindouros, e decorreram nos 3 espaços intervencionados pela Horta Pedagógica.
Após esta primeira abordagem/aproximação, envidaram-se esforços para encontrar estrume que contribuisse para o enriquecimento do solo. Agradecemos a colaboração do Centro Equestre João Cardiga e a preciosa da Junta de Freguesia, ajuda no transporte do material. Na tarefa de recolha de material a transportar tivemos apio de outros colegas, mesmo da propria direção.
Após preparado, estrumado e revolvido, o terreno onde se encontra a Horta, plantámos 270 alfaces e registámos a sua evolução ao longo de cerca de dois meses.
O trabalho semanal envolve, para além do realizado na horta, a limpeza dos espaços verdes e pomares, rega das diversas árvores, arbustos, reparação das estruturas de apoio à nossa atividade.
Decorrente de atividades realizadas, no âmbito de parcerias, formais/informais, do NCiência, formos presenteados com exemplares de espécies Nacionais e assim, recebemos pilriteiros, carvalhos, carrascos; a estes juntaram-se, ainda, ofertas de árvores de fruto, por diversos colegas.
Colaborámos com o Eco-Escolas, apoiando a plantação de árvores, no Dia Mundial da Árvore.
Deixamos, ainda, abaixo, um conjunto de imagens que retratam outros aspetos realcionados com o que fizemos com os alunos, durante este ano letivo.
Esta é uma vertente que, mesmo após o terminus do ano letivo, não pára; são muitos os seres vivos que dependem de nós e, logo, este é o grande desafio a abraçar num proximo ano letivo: gerar uma comunidade que continue a apoiar a Horta Pedagógica, que considere que esta é mais do que uma ocupação não letiva.
Durante o decurso do ano letivo, professores e alunos garantiram, ainda, atividades de suporte e beneficiação dos espaços associados à Horta pedagógica, procurando melhorar as condições de trabalho; é disto visível o projeto desenvolvido no âmbito do Sintra-Edu.green.steam.