Esta iniciativa, realizada por alunos do 9º ano e apoiada pelo NCiência, foi renomeada pelos envolvidos como "O micromundo que nos rodeia". Apresentou como objetivo a sensibilização da comunidade escolar, quanto à necessidade de manutenção de níveis de higiene das mãos, mesmo agora, que pouco se fala de COVID e das medidas implementadas decorrentes dessa Pandemia.
Para o fazer foi necessário realizar a testagem da superfície da palma da mão/dedos dos alunos envolvidos, após estes terem lavado cuidadosamente as mãos e, de seguida, as terem deninfetado com alcool, tocando de seguida no objeto sobre o qual pretendiam realizar o teste, quanto à presença de microrganismos (bactérias e fungos), que habitam connosco, resultado da transmissão por utilização de equipamentos/utensílios de uso diário/comum.
Foram, de entre os envolvidos, selecionados dois alunos, em que um não lavou as mãos, e outro que apesar de as ter lavado não tocou em nada.
Deixamos, abaixo, uma amostra dos resultados obtidos, recebidos com muita surpresa pelos alunos.
Deste trabalho resultou uma exposição - átrio do pavilhão A, local de passagem de todos os alunos da escola-, patente à comunidade escolar, durante a última semana de maio.