DIA 1 – BATISMO DE MERGULHO E WORKSHOPS
O primeiro dia de atividades, que na realidade para nós não o foi, por imperativos de disponibilidade das entidades envolvidas, decorreu no Complexo de Piscinas de Fitares, a 27 de março de 2023 (das 09h às 16h30).
Neste, foi apresentado um programa de workshops e atividades pelo Jardim Zoológico de Lisboa e APLM, com o objetivo de sensibilizar crianças para a importância da biodiversidade marinha e quais as ameaças que esta enfrenta, nomeadamente os plásticos.
Em seguida realizou-se um batismo de mergulho, em piscina, com todo o equipamento necessário para as atividades subaquáticas que faziam referência às temáticas que tratadas durante os workshops. Os alunos foram acompanhados por técnicos da NAUTILUS-SUB ESCOLA DE MERGULHO.
Durante estas atividades os participantes foram protagonistas de filmagens subaquáticas que resultarão num mini-documentário da experiência que adquiriram neste dia. Este vídeo será uma ferramenta para que os participantes no Kids Dive possam partilhar a sua experiência com o resto dos colegas na escola. Na piscina, os participantes tiveram a oportunidade de enfrentar desafios que remetem para dificuldades diárias da vida marinha, sendo uma componente importante de sensibilização para problemáticas atuais.