No âmbito da evocação da efeméride do quingentésimo aniversário do nascimento do maior vulto da literatura portuguesa e um dos maiores poetas de todos os tempos, a Biblioteca, em estreita colaboração com o Departamento de Línguas, dinamizou, no passado dia 23 de janeiro, ao longo do turno da manhã, a atividade «Camões passou por aqui...».
Dois grupos de alunos do 9.º ano, acompanhados de Luís Vaz de Camões, diga-se de passagem, dois alunos devidamente caracterizados para o efeito, e pela «Lianor», a jovem donzela que “descalça vai para a fonte”, “fermosa e não segura”, percorreram todas as salas de aula, desde o primeiro ao terceiro ciclo, e outros espaços escolares com o intuito de partilhar com os seus colegas, docentes e assistentes operacionais a qualidade e a perfeição dos versos do nome mais sonante do panorama literário português.
À porta das salas, encontrava-se um cartaz onde constava o rosto de Camões, acompanhado por um código QR que remetia para um pequeno, mas interessante vídeo sobre a sua vida e obra.
A declamação de sonetos, cantigas e vilancetes, pequena amostra da expressão dos grandes e delicados sentimentos pessoais do Poeta, encantou toda a comunidade escolar que, surpreendida pela visita inesperada e pelo enorme desempenho dos intervenientes, se mostrou recetiva, colaborante, rendida à circunstância e sensibilizada para o estudo da vasta obra do Vate dos vates do Renascimento.
A celebração também se fez na Biblioteca Escolar onde, para além da exposição de livros do autor, se encontrava a silhueta de Camões em tamanho real, elaborada por três alunas do 9.ºE. Deste modo, a comunidade escolar foi convidada a tirar uma “Selfie com Camões”, enquanto simultaneamente se projetava um vídeo sobre a vida e obra do autor.