Bibliografia

Apresentamos exemplos de como elaborar as referências bibliográficas recorrendo às NP 405 (Normas Portuguesas) e às APA (normas da Associação Americana de Psicologia). Contudo, na realização do trabalho, deverás optar por uma delas, respeitando a coerência em todo o trabalho.

Os autores/fontes citados no trabalho, ou que serviram de fundamento para enunciação de ideias, devem estar devidamente referenciados na bibliografia.

No decurso da fase de pesquisa, seleção e recolha de informações para o trabalho, importa registar os dados relativos às fontes, com vista à elaboração da bibliografia utilizada. Entre esses dados recolhidos destacam-se desde logo os relativos ao:

  • autor(es)

  • título do livro

  • n.º de edição

  • local de publicação

  • editora

  • ano de edição

  • ISBN

Tais dados podem ser recolhidos na página de rosto dos livros, verso e/ou anteverso da página de rosto; no colofão (conjunto de itens informativos colocados pelo editor: data de publicação ou impressão, local de impressão, entre outros); na capa ou contracapa.

Na realização de um trabalho escrito, e em resultado da pesquisa efetuada, deparaste-te, com certeza, com dados e informações que selecionaste como relevantes para a sua consecução. Dos documentos consultados e que te serviram de suporte, deverás obviamente registar as referências bibliográficas. Estas são fundamentais, desde logo pela assunção da honestidade intelectual (pois não deves nunca assumir como teu aquilo que é da autoria de outro), mas também porque acrescenta credibilidade ao teu texto, fazendo a menção devida ao autor(es) consultado(s). Para além de serem uma evidência das tuas pesquisas, as referências bibliográficas permitirão a quem lê e avalia o teu trabalho localizar, confirmar e analisar a fonte de onde extraíste a informação.

Bibliografia

lista de referências bibliográficas segundo uma certa ordem (normalmente ordenada alfabeticamente) que contém elementos descritivos de documentos, de forma a permitir a sua identificação

Referência bibliográfica

– conjunto padronizado de elementos descritivos retirados de uma publicação/documento, que permitem a sua identificação ou parte dela.

Citação

– transcrição de excerto de texto (que não deve ser longo – até 3 linhas) de uma publicação/documento, que julgas pertinente no âmbito da expressão das tuas ideias e argumentos.

  • pode ser inserida no corpo do texto do trabalho (colocada entre aspas “…” e com elementos que permitam identificar a fonte de informação de onde foi retirada – autor e obra de onde provém); se o autor não faz parte do texto indica o apelido, ano de edição e página entre parênteses – ex.: (Piaget, 1998: 36), mas se já faz parte do texto, basta indicar (1998: 36) – por ex.: [segundo Piaget (1998: 36), “abcdefgh abcdefgh, xyz”.]

  • Se a transcrição é longa, então deves separá-la (em itálico) do texto corrido, com linhas avançadas a um espaço, tal como se segue:

abcd, abcd dacb abcd, de abcd dabc, abcd, abcd dacb abcd, de abcd dabc, abcd, abcd dacb abcd, de abcd dabc, abcd, abcd dacb abcd, de abcd dabc, abcd, abcd dacb abcd, de abcd dabc, abcd, abcd dacb abcd, de abcd dabc (Piaget, 1998: 40)

  • em nota de rodapé ou no final (com a numeração devida).