Memória descritiva

partilhava-mos, estava-mos, adicioná-mos: Errado

partilhávamos, estávamos, adicionámos: Certo

Para este trabalho a inspiração não foi propriamente necessária (pelo menos a minha) visto que possuíamos um enunciado (o melhor que já vi) para seguir.

O começo era simples, instalar o photoshop e começar a trabalhar. Claro que o computador da escola não quis colaborar, mas lá com umas artimanhas consegui (juntamente com o meu colega). Apesar da versão no computador da escola ser a de 2015, eu quis armar-me em espertinho e colocar a 2019 no computador de casa, no entanto após pouco uso (e aconselhamento do professor) desinstalei-a e passei a usar o 2015. Porquê? Alguns passos / ferramentas eram um pouco diferentes daqueles que o professores descrevia e tinha print no enunciado.

Esta foi a primeira vez que utilizei o photoshop a sério, tendo por isso pouca familiaridade, o que me levou a repetir o trabalho 3 vezes (tendo as tentativas falhadas demorado sensivelmente 3 horas). No entanto, não o achei no geral difícil. Talvez apenas o passo do recorte do Espartano, a aplicação dos efeitos multiply e overlay e as sombras tenham criado algumas dúvidas por necessitarem de uma maior habilidade com as mãos. O recorte do Espartano por exemplo não foi só desafiante mas também de longe o mais trabalhoso, tendo demorado perto de uma hora. O uso da pen tool para o recorte no início desesperou-me um pouco pois não só não tinha usado, como não fazia sequer a mínima ideia de como funcionava. Felizmente encontrei um vídeo no Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=VsSjXNOE7NM&t=347s ) que me ensinou muito bem. Já que estou numa de resolução de dúvidas, aproveito para indicar que os recursos mais úteis foram o grupo da disciplina (onde perguntei como se fazia um melhor blending) e um grupo na aplicação Discord criado por alguns alunos do 12º2 (os mais interessados) em que partilhava-mos não só conhecimentos mas também printscreens, métodos e tutoriais, estava-mos também permanentemente em ligação por voz, por vezes até mesmo com partilha de ecrã.

Por sua vez o mais interessante para mim foi o recorte do espartano (gostei do desafio), o uso da stamp tool, que foi onde pude deixar a minha criatividade "voar" na esperança de conseguir ludibriar os visualizadores da imagem (funcionou com a minha mãe) e também o finalzinho em que adicioná-mos a última imagem para acrescentar um efeito muito interessante.

Tal como na inspiração, acho que não tive grandes decisões neste trabalho, mas existe uma que pode ser ressaltada. Já numa fase mais avançada do trabalho (quando ia fazer as flechas), sendo eu muito perfecionista, fiquei descontente com alguns pixels que tinham sido deixados a mais em volta do espartano a quando do seu recorte com a Pen tool. Para resolver esse problema tomei a decisão de passar outra vez com a pen tool no Espartano (mas apenas com rigor nas áreas que estavam menos bem) e aplicar uma clipping mask.

No entanto, não fiquei muito contente com as minhas sombras. Em relação à do Espartano acho que o fade que era suposto aplicar com a eraser tool não ficou muito convincente. As das flechas ficaram a meu ver pouco nítidas, algumas parecem até que não possuem qualquer sombra.

Concluo com a minha aprendizagem, que posso dizer que foi imensa. Qualquer tool que usei neste trabalho, não dominava e algumas nem conhecia. Nunca sequer me tinha aventurado a mexer no gráfico de curvas ou nos adjustments. Mas o mais importante que aprendi foi sem dúvida como usar layers, não tinha ideia que podiam ser tão cruciais. Este trabalho desenvolveu também as minhas soft skills. Trabalho em equipa com os meus colegas (acho que não passei um minuto da resolução de este PT sem estar em call) e organização (nunca fui uma pessoa muito organizada no que se trata a ficheiros, mas acho que neste trabalho melhorei bastante a forma como organizei os saves, as prints, etc).