Neste passo foi-nos pedido que realizássemos um curso de HTML da plataforma SoloLearn para que aprendêssemos mais sobre a linguagem. Devo dizer que comecei a fazer o curso no inicio do trabalho (a parte até ao HTML 5) para ter umas bases sólidas de como funciona a linguagem e poder fazer uma tabela com mais qualidade.
Tive um problema que tanto quanto sei apenas me afetou a mim. Eu realizei o curso no computador (pois acho mais fácil de digitar), só que, por alguma razão, o meu progresso só era salvo até um certo ponto. Ou seja, como disse anteriormente em comecei por fazer apenas parte do curso, o que sucede é que quando voltei à plataforma para o terminar, tive que começar quase do início porque grande parte do progresso não foi salvo. Não me importei muito e retomei o curso até parar no ponto em que tinha deixado da última vez. O que aconteceu a seguir? Quando voltei para completar o curso, não tinha outra vez o meu progresso salvo. Então como resolvi o problema? Na terceira vez que ia fazer o curso, fi-lo todo de uma vez! Desta maneira, mesmo que perca o progresso, já tenho os printscreens e o certificado (que é o mais importante).
Agora quero falar um pouco daquilo que achei deste curso. Para mim, esta plataforma está de parabéns por ter conseguido desenvolver um curso divertido, iterativo e tão completo. Eu já tinha tentado aprender HTML antes, através de outros meios, mas detestava a linguagem pois a maneira como me tinham ensinado tinha sido má e frustrante, apenas com este curso percebi que pouco sabia da mesma, tendo conseguido voltar a ganhar gosto pela mesma.
Este curso foi de especial ajuda ao ter "aulas" dedicadas a imagens, anchors e tabelas HTML, elementos essenciais para esta proposta de trabalho. Sendo assim, consegui escrever a minha tabela do passo 5 de raiz, pois possuía conhecimento relativamente profundo das tags necessárias.
Não quero também deixar de mencionar os challenges que são a terceira "parte" do curso, pois esta foi a minha "parte" favorita, eram 8 perguntas que serviam para provar que tínhamos assimilado todo o conteúdo dado até então, como se fosse um teste global. Achei particularmente interessante porque as perguntas costumavam apresentar muito código para nós completarmos (algo que gostei bastante) e porque consegui passar à primeira, dando-me um boost de confiança.
Quero acabar falando de duas matérias que achei particularmente interessantes mas que não forma necessárias para a nossa proposta de trabalho. Os "forms" que são a forms de recolher input do utilizador no HTML. A razão porque gostei tanto é que eu sempre adorei fazer programas que dependessem de input. A segunda matéria que achei particularmente interessante foi todo o capítulo sobre HTML 5, porque genuinamente fiquei fascinado com a quantidade de coisas que se pode fazer com HTML, e não demandado de muita complexidade. Como já disse anteriormente sempre tive algum preconceito com HTML, inferiorizando-a em relação às outras linguagens, porém, este capítulo mostrou-me opções que desconheço serem possíveis com as outras linguagens que já domino.