Passo 3: Boas práticas

Introdução

Neste passo (que para mim é dos mais importantes) tivemos uma explicação detalhada de quais as boas práticas que um programador deve seguir. Algo que é essencial. Para além disso, também podemos ver quais os erros mais comuns. Deixando a minha opinião pessoal, considero que as duas práticas mais importantes são indentar (pois sem indentação é MUITO difícil perceber código) e comentários (pois nem sempre é fácil entender o raciocínio de colegas, sendo por isso útil que este seja explicado).

Para além disso, fomos introduzidos à plataforma online W3schools, que foi muito útil, durante esta proposta de trabalho, para esclarecer dúvidas.

Boas práticas na programação (em qualquer linguagem):

    • Indentar, indentar. Indentar sempre.
    • Inserir comentários relevantes ao longo do código.
    • Regras para os nomes dos ficheiros: sempre em minúsculas, sem espaços e sem acentos. Sempre.
    • No computador local, cada projeto deve ter uma pasta própria criada para o efeito. Em projetos para a web (ou seja, em HTML), o ficheiro inicial deve chamar-se index.html. Sempre!
    • Em projetos para a web, na pasta do projeto, deve-se criar as sub-pastas imagens, css e js para inserir os ficheiros de imagens, de código css e de código javascript, respectivamente. Deve criar 3 (ou mais) essas pastas mesmo que fiquem vazias.
    • Antes de copiar as imagens para a pasta imagens (ver ponto anterior) elas devem ser redimensionadas para um máximo de cerca de 1200 pixel na sua maior dimensão (valor aproximado da dimensão atual da maioria dos ecrãs). Como sugestão, utilize por exemplo o IrfanView para operações de redimensionamento em serie (batch). É gratuito, pequeno e muito rápido.