Neste espaço apresentamos os trabalhos produzidos ao longo do ano letivo 21/22, no âmbito dos diversos projetos em curso no Agrupamento.
Neste espaço apresentamos os trabalhos produzidos ao longo do ano letivo 21/22, no âmbito dos diversos projetos em curso no Agrupamento.
O AEPAL integra a Rede de Escolas Contra a Corrupção, afirmando, desta forma, o seu compromisso com a transmissão de valores que promovam a honestidade, a integridade e que permitam a consciencialização pela comunidade educativa, particularmente pelos alunos, dos problemas sociais, económicos e políticos causados pela corrupção e pela fraude.
O espetáculo de Páscoa, Imigrante X Emigrante, encenado pela Prof. Eduarda Oliveira, coordenadora do Projeto Artes do Espetáculo, abordou também, entre outros, o tema da corrupção e contou com a participação da Prof. Bibliotecária Dália Santos.
A partir da abordagem de 3 livros sobre a Guerra, uma situação atual e altamente desfavorável para o mundo (Uma longa Viagem; Um milhão de Beijinhos e Poemas da Mentira da Verdade), esta atividade, além da promoção do livro e da leitura, também inclui a intervenção para a prevenção da corrupção.
Pretende-se sensibilizar para a construção de um futuro assente na mudança de atitudes e na alteração de comportamentos das novas gerações.
O livro Uma longa viagem aborda especificamente a questão da corrupção e da fraude quando refere que pessoas usam armas para intimidarem e exigirem dinheiro aos refugiados, prometendo-lhes a travessia das fronteiras, ou a fuga do país em guerra.
Estes livros alertam para a necessidade e vantagens da paz, sensibilizando os alunos para o facto da guerra ser destrutiva para os países e para a vida humana.
Integrado no projeto Artes do Espetáculo do AEPAL, o encerramento do 2.º período letivo ficou marcado pelo magnífico trabalho de representação e criação artística dos alunos e docentes do Agrupamento numa peça que analisa e reflete a contemporaneidade e os temas da sociedade.
Refletiimos sobre "Fake News" com João Ferreira, jornalista da CMTV, que se juntou a nós no âmbito do projeto "Parlamento dos Jovens" e com especial atenção à nossa participação na Rede de Escolas Contra a Corrupção.
O AEPAL desenvolve uma iniciativa chamada "15 min e um café": um conjunto de conversas com dois convidados, um tempo limitado, um café e um conjunto de reflexões livres sobre práticas, teorias e pedagogias em forma de conversa.
No âmbito da semana Contra a Corrupção, um episódio dedicado à Ética, à Educação e à formação de Cidadãos...
Não pode perder.
Com uma apresentação pelo Diretor do Agrupamento, Mário Henrique Gomes sobre "Prevenção da Corrupção e Formação para a Probidade", demos início à iniciativa "Aula Aberta", que propõe um modelo de reflexão e diálogo pedagógico com os alunos, em modo "conferência magistral".
Nas redes sociais do Agrupamento são divulgadas, numa perspetiva de continuidade, o conjunto de iniciativas em desenvolvimento.
Fique com algumas, especificamente dedicadas à ação e reflexão no âmbito da REcC
Martin Luther King, o autor do célebre discurso “I have a dream”, é um nome incontornável na luta pelos Direitos Humanos, tendo o seu ativismo sido reconhecido com a atribuição do Prémio Nobel da Paz, em 1964. Nos EUA, assinala-se o seu nascimento com um feriado, promulgado em 1971.
Na escola-sede do nosso agrupamento, os alunos das turmas de nono e décimo anos desenvolveram trabalhos alusivos a esta efeméride, nas disciplinas de Inglês, Português, Educação Visual do 3.º ciclo e Alemão, a mostrar e a lembrar que datas como 17 de janeiro devem ser iluminadas na nossa memória coletiva.
Todos nós partilhamos do sonho de fraternidade de Luther King!
A Mariana Francisco, do 12.º LH1, é a única representante do concelho de Mafra na final do Concurso Nacional de Leitura (iniciativa do Plano Nacional de Leitura), que acontecerá a 4 de junho, na Amadora. E o livro que escolheu para o seu spot não poderia ser mais pertinente, dada a conjuntura atual. A escolha evidente de uma aluna de uma escola contra a corrupção.
Factfulness, de Hans Rosling, é uma obra que desconstrói representações, esclarece e enriquece o nosso conhecimento sobre o mundo, aproximando-nos do Outro, na construção de uma mentalidade mais esclarecida e mais positiva.
Deixamos o convite e o desafio: vejam o trabalho da Mariana e leiam o livro!