Os alunos criaram role plays com falácias da lógica informal, simulando a sua aplicação em situações de debate político. Assim se sublinhou a importância de a discussão de pontos de vista (particularmente no debate político) ser séria, ética, sem vieses (intencionais ou imprudentes).
Alunos: 10.º ano
Professores: Jorge Rocha (Filosofia)
A visualização do filme “A Onda” foi o ponto de partida para abordar a importância da ética e integridade - e os perigos da sua ausência - em contextos sociais e políticos. O filme foi analisado em aula, onde foi possível debater as relações entre:
a ausência de pensamento crítico e a corrupção moral (perda da capacidade de distinguir o certo do errado);
o poder, a autoridade e o risco de corrupção;
a educação e a evolução da ética e da cidadania.
Alunos: 12.º ano
Professores: Carla Martins (História), Ana Lúcia Sintra (Alemão) e Jorge Rocha (Psicologia e Sociologia)
Estudo sociológico realizado no âmbito do trabalho de projeto da turma 12.ºSELH e que incidiu sobre a perceção existente na nossa escola relativamente a este tema.
A base do trabalho consistiu:
numa entrevista ao Diretor do AEPAL sobre transparência, integridade e corrupção no nosso agrupamento escolar - os mecanismos de controlo interno; e
num questionário à comunidade escolar (alunos, professores e pessoal não docente) sobre transparência, integridade e corrupção no nosso agrupamento escolar.
Este trabalho foi apresentado ao auditório no Dia Internacional do Combate à Corrupção.
Os alunos do 10.ºLH elaboraram uma investigação e criaram uma apresentação escrita em formato digital que expuseram ao auditório no Dia Internacional do Combate à Corrupção.
No dia 11 de outubro de 2024, a propósito do desenvolvimento de trabalhos de projeto na disciplina de Sociologia, a professora bibliotecária deu uma aula sobre metodologia de investigação, como efetuar uma pesquisa bibliográfica/webgráfica rigorosa e a importância da ética associada à produção intelectual.
Algumas notas de destaque:
Não plagiar, reconhecendo devidamente as ideias e os trabalhos dos outros;
Indicar claramente as fontes utilizadas;
Garantir a precisão dos dados.
A Lei dos Direitos de Autor e Direitos Conexos assegura que conteúdos criados por um autor não podem ser copiados, reproduzidos ou vendidos por terceiros sem autorização expressa.