O Agrupamento de Escolas Professor Armando de Lucena converteu para o seu Código Contra a Corrupção, os valores que pautam o seu Projeto Educativo e que são orientadores do desempenho dos profissionais e que aspiramos ver desenvolvidos com os nossos alunos:

• Responsabilidade e profissionalismo: pautar a ação pelos princípios da ética e da imparcialidade, respondendo pelas próprias ações;

• Espírito investigativo e excelência: perseguir a melhoria contínua, agindo com rigor e com vista à superação;

• Integridade e solidariedade: decidir e atuar em congruência com valores orientados para o bem-comum;

• Transparência e ética: atuar de forma clara, rigorosa e sem nada a esconder;

• Serviço para a sociedade: orientar a ação e contribuir para o desenvolvimento social;

• Criatividade e inovação: procurar a melhoria contínua através de novas soluções que decorram da reflexão, do espírito crítico e da criatividade;

• Cidadania e justiça: respeitar e valorizar a diversidade, agindo em concordância com os direitos humanos; tomar a iniciativa; intervir de forma voluntária e com responsabilidade social;

• Espírito crítico e curiosidade: orientar para uma adaptabilidade à incerteza;

Pretendemos, com o presente Código Contra a Corrupção, contribuir para desenvolver, com os nossos alunos e tendo por base os valores enunciados, um conjunto de práticas de reflexão, planeamento e avaliação de estratégias e ações de sensibilização que possam ser alargadas a toda a comunidade escolar. (PEA, 2019-2023)

Código de conduta de promoção de comportamentos éticos dos profissionais do AEPAL

Educar para os valores e agir com ética são princípios fundadores da nossa cultura de Agrupamento.

O nosso Código de Conduta é a base dessa cultura, assenta nos nossos valores e estrutura-nos enquanto instituição porque acreditamos que agindo com elevados padrões éticos, criamos uma atmosfera positiva e colaborativa.

Este Código de Conduta está alinhado com o nosso Projeto Educativo e assume-se como uma declaração de compromisso de fazer o que é certo e de assegurar confiança à nossa comunidade educativa e aos nossos parceiros. É uma ferramenta para apoiar as nossas decisões e ações de forma ética.

O Código de Conduta define o que esperamos dos nossos profissionais, mas também almeja que a nossa ação seja promotora, junto dos nossos alunos e dos nossos parceiros, dos princípios que nos orientam.

Assim, os seguintes 10 princípios orientam as nossas práticas e a nossa relação enquanto escola e com a comunidade:

1. Responsabilidade

2. Respeito pelo outro

3. Diversidade e inclusão

4. Equidade

5. Não aceitação da corrupção, em qualquer das suas formas e/ou manifestações

6. Integridade

7. Transparência

8. Cidadania

9. Justiça

10. Assunção da Arte, nas suas diversas manifestações, como elemento central, congregador e potenciador de desenvolvimento pessoal e de competências de cidadania.