Acontecimentos históricos
Depois do 25 de Abril de 1974, Portugal passou por várias alterações, sociais, económicas e principalmente políticas, em que a partir do ano de 1980 Portugal passou por diversos governos e adesões sendo a principal a a adesão à CEE.
Marco
A revisão Constitucional de 1982
A revisão constitucional de 1982 procurou diminuir a carga ideológica da Constituição, flexibilizar o sistema económico e redefinir as estruturas do exercício do poder político, sendo extinto o Conselho da Revolução e criado o Tribunal Constitucional.
Orgãos de Soberania 1982
Assembleia da República-Legislativo
Tribunais-poder executivo
Marco
Adesão de Portugal à CEE 1985-86
A integração de Portugal num grupo de nações que se posicionava "na vanguarda do mundo" constituiu uma verdadeira viragem histórica, que contribuiu para a consolidação da democracia e da modernização do país.
A adesão à CEE representou igualmente um enorme impulso no desenvolvimento do país, que beneficiou de importantes ajudas comunitárias. Essas injeções de capital, que visavam encurtar a distância que nos separava dos parceiros europeus, permitiam a construção rápida de infraestruturas (água, saneamento básico, estradas, escolas...).
Marco
Marco
Primeiros casos registados: UNICER - União Cervejeira, setores bancário e segurador e em alguns setores industriais.
Possíveis: privatizações: EDP, a CP, os CTT e a TAP.
No caso português, as privatizações começaram por deixar de parte do setor público, por a Constituição da República Portuguesa prever o princípio da irreversibilidade das nacionalizações.
Com a revisão constitucional de 1989, foi já então possível levar a cabo o processo de privatização da totalidade do capital das empresas.
A regulamentação legal é a que resulta da Lei-Quadro das Privatizações (Lei n.o 11/90, de 5 de abril), que prevê que as empresas públicas possam ser transformadas em sociedades anónimas, sem colocar limites ao capital privatizado.
Marco
É o documento que define as linhas-mestras da política e das instituições europeias, estabelecendo a cidadania europeia e identificando como objetivos a união económica e monetária, a política externa e a política de segurança comuns.
O Tratado da União Europeia foi assinado em Maastricht (Holanda) na presença do Presidente do Parlamento Europeu, Egon Klepsch. Com a entrada em vigor do Tratado da União Europeia, a CEE torna-se Comunidade Europeia (CE).
Marco
Ação política dos governos de maioria absoluta de
Cavaco Silva
Gil, mascote da Expo 98
A EXPO'98, Exposição Mundial de 1998, ou, oficialmente, Exposição Internacional de Lisboa de 1998, cujo tema foi "Os oceanos: um património para o futuro", realizou-se em Lisboa, Portugal de 22 de maio a 30 de setembro de 1998. Teve o propósito de comemorar os 500 anos dos Descobrimentos Portugueses.
Imagem de o que aconteceu no 11 de setembto
Os ataques ou atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 (às vezes, referido apenas como 11 de setembro ou 9/11) foram uma série de ataques suicidas contra os Estados Unidos coordenados pela organização fundamentalista islâmica Al-Qaeda em 11 de setembro de 2001.
(Assistir-Importante)
Momento de quando um dos aviões chocou contra uma das torres
Alega-se que os três principais motivos para os ataques de 11 de setembro foram a presença americana na Arábia Saudita, o apoio a Israel por parte dos Estados Unidos e as sanções contra o Iraque. Estes motivos foram ditos pela Al-Qaeda em declarações aos atentados, incluindo a fatwā de agosto de 1996 e um pequeno fatwā publicado em fevereiro de 1998. Após os ataques, Bin Laden e Al-Zawahiri publicaram fitas de vídeos e fitas de áudio, algumas delas repetindo as razões pelos ataques. Duas dessas publicações merecem destaque: "Carta para a América" de 2002, e um vídeo de 2004 mostrando Bin Laden. Além de pronunciamentos diretos de Bin Laden e a Al-Qaeda, inúmeros analistas políticos têm apresentado outras motivações para os ataques.
Vídeo da colisão do voo 175 da United Airlines com o WTC 2
Vídeo de uma câmera de segurança do voo 77 da American Airlines colidindo contra o Pentágono.
Cratera causada pelo impacto do Voo United Airlines 93 em Shanksville, Pensilvânia
Uma das três quedas observáveis da Torre Sul. Uma fotografia semelhante de uma vítima da Torre Norte intitulada The Falling Man ganhou grande aclamação.
O 11 de setembro teve um total de 2.977 vitimas sem contar com os terroristas. Os terroristas foram 19
Soldados estadunidenses a embarcar num helicóptero Boeing CH-47 Chinook durante a Operação Anaconda no Afeganistão.
Às 14h40min de 11 de setembro, o secretário da Defesa Donald Rumsfeld emitiu uma rápida ordem aos seus assessores para procurar evidências do envolvimento do Iraque nos ataques, de acordo com anotações feitas pelo alto oficial Stephen Cambone. "Melhor informação rápida. Julgo ser boa o bastante para atacar S.H." — se referindo à Saddam Hussein — "ao mesmo tempo. Não apenas UBL" (Osama bin Laden), as notas de Cambone citam Rumsfeld dizendo: "Precisamos nos mover rapidamente — Próximos aos prazos estabelecidos para os alvos — vão com força máxima — vasculhem tudo. Coisas relacionadas ou não
Vista da Estátua da Liberdade com a fumaça proveniente do colapso das Torres Gêmeas ao fundo.
Os ataques tiveram um impacto económico significativo nos Estados Unidos e nos mercados mundiais. A New York Stock Exchange (NYSE), a American Stock Exchange (AMEX) e a NASDAQ não abriram em 11 de setembro e permaneceram fechadas até 17 de setembro. Quando os mercados de ações reabriram, o Dow Jones Industrial Average (DJIA), índice do mercado de ações, caiu 684 pontos, ou 7,1%, para 8 921, um recorde de recuo de um ponto em um dia.
Foi secretário-geral do Partido Socialista, de setembro de 2004 a julho de 2011 e primeiro-ministro de Portugal de 12 de março de 2005 a 21 de junho de 2011. Além desses cargos, José Sócrates foi secretário de estado-adjunto do Ministério do Ambiente e ministro do Ambiente e do Ordenamento do Território no governo de António Guterres, e um dos organizadores do campeonato de futebol UEFA Euro 2004 em Portugal.
A carreira política de Sócrates iniciou-se logo após a Revolução dos Cravos em 1974. Foi um membro-fundador da Juventude Social Democrata (JSD), sector juvenil do Partido Social Democrata da Covilhã, de onde saiu, logo no ano seguinte, em razão dos estudos em Coimbra. Em 1981, mudou a filiação política do Partido Social Democrata para o Partido Socialista (PS). Já no Partido Socialista, ao qual se filiou e esteve até 2018, tornou-se em 1983 presidente da Concelhia da Covilhã e presidente da federação distrital de Castelo Branco, cargo que ocupou de 1986 a 1995. José Sócrates foi admitido como "engenheiro técnico" pela Câmara da Covilhã. Em julho de 2013, pediu a exoneração dessa função dos quadros da Câmara Municipal da Covilhã, embora já lá não trabalhasse, de facto, há mais de duas décadas: esteve requisitado enquanto ocupou funções governativas e em regime de licença sem vencimento desde que deixou o Governo, em Julho de 2011.
Grécia, vencedores do campeonato
Além dos cargos importantes que José Sócrates teve este foi um dos organizadores do campeonato de futebol UEFA Euro 2004 em Portugal.
Portugal foi o primeiro anfitrião a chegar à final do Campeonato da Europa desde a França, em 1984 – e (até França, em 2016) o único país a perder nesta fase culminante.
• A Grécia venceu todos os jogos a eliminar na fase final pelo mesmo resultado de 1-0; tinha superado a Espanha na fase de qualificação ao concluir a campanha com quatro vitórias por 1-0.
• Aos 18 anos e 237 dias, Wayne Rooney tornou-se no mais jovem marcador de uma fase final ao marcar frente à Suíça – manteve o recorde durante quatro dias, até ser substituído pelo suíço Johan Vonlanthen (18 anos e 141 dias).
• A vitória da Grécia sobre Portugal, por 1-0, na final, tornou-a na nona equipa diferente a gravar o seu nome no troféu em 12 edições do Campeonato da Europa da UEFA.
• O golo de Dmitri Kirichenko pela já eliminada Rússia, aos 68 segundos do jogo da fase de grupos frente à Grécia, em Faro/Loulé, foi o mais rápido de qualquer EURO.
Títulos de Portugal
vínculo de 30 anos --
vínculo de 10 anos --
vínculo de 5 anos --
vínculo de 1 ano --
vínculo de 3 --
A crise financeira que se iniciou como parte da crise financeira global de 2007–2008, desenvolvendo-se no contexto da crise da dívida pública da Zona Euro, que afetou principalmente os países europeus meridionais e a Irlanda. Durante este período, a desigualdade aumentou, houve corte de serviços básicos e o governo começou a usar recursos de cofres públicos para salvar empresas. No pico da crise, o judiciário local declarou cinquenta e duas falências por dia, e houve crescimento da tributação.
Pedro Manuel Mamede Passos Coelho mais conhecido por (Coimbra, 24 de julho de 1964) é um gestor, político e professor universitário português. Foi presidente do Partido Social Democrata (PSD) e primeiro-ministro de Portugal entre 2011 e 2015 durante o XIX e XX Governo Constitucional.
João
• Em 2011-06-30, Pedro Passos Coelho anuncia a exigência aos contribuintes de "uma contribuição especial para o ajustamento orçamental" que consiste na retenção em sede de IRS de 50% "do subsídio de Natal acima do salário mínimo nacional".
• Em 2011-07-14, o governo anunciou a proposta de criação de uma sobretaxa extraordinária em sede de IRS que abranja “todos os rendimentos englobáveis das diversas categorias de IRS”.
• Em 2011-07-15, o ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, anunciou o encerramento imediato de 266 escolas do 1.º ciclo com menos de 21 alunos.
• Em 2011-07-20, o governo reduziu as indemnizações por despedimento nos novos contratos, baixando de 30 para 20 dias de salário base por ano de trabalho.
• Em 2011-07-21 o Ministério da Economia confirmou que o governo irá comunicar às operadoras de transportes públicos que os bilhetes e passes sociais sofrerão um aumento médio de 15% em Agosto.
• Em 2011-08-12, o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, anunciou que o IVA no gás natural e na eletricidade vai passar da taxa mínima para a taxa normal, a mais elevada, que é atualmente de 23%. A medida foi aprovada em 2011-09-08, com votos a favor do PSD e CDS.
• Em 2011-08-31 foi divulgado que o ministro da Educação, Nuno Crato, reduziu o orçamento das instituições de ensino superior em 95 milhões de euros, constituindo um corte de 8,5%.
• Em 2011-10-12, o governo anunciou que iria cortar o pagamento das horas extraordinárias a funcionários públicos em 50% até ao final de 2013.
• Em 2011-10-13 Passos Coelho declara que, em compensação da não-aplicação da descida da Taxa Social Única que tem defendido, irá aumentar o horário de trabalho do sector público "em meia hora por dia, em dois anos". Juntamente, declarou que o governo irá proceder à eliminação de feriados.
João
A economia portuguesa antes e depois da Troika
Em 2011, a economia portuguesa acabava de sofrer o choque da crise financeira de 2008/2009 e preparava-se para mais uma diminuição da atividade económica, só que mais duradoura e intensa. Em 2011, 2012 e 2013, a economia portuguesa voltou a contrair por causa da crise das dívidas soberanas da Zona Euro, da qual fazia parte como país que tinha recorrido a ajuda externa. A retoma começou em 2014, ano da “saída limpa” da troika, mas foi lenta e só em 2018 é que a economia tinha superado definitivamente as duas crises consecutivas que enfrentou. Porém, o período de somar valor além da recuperação durou pouco tempo. Após o crescimento de 2019 (2,5%), a pandemia chegou e provou a maior queda da história democrática (7,6%). A parte boa é que, segundo as previsões, a retoma estará completa em dois anos. João
António Luís Santos da Costa(Lisboa,17 de julho de 1961) é um político e jurista português. Servindo como o 119º Primeiro-Ministro de Portugal a partir de 26 de novembro de 2015, presidindo ao XXI (2015–2019), XXII (2019–2022) e XXIII (desde 2022 até ao presente) Governos Constitucionais. Apresentou a demissão em 7 de novembro de 2023, na sequência de investigações da Operação Influencer.
Anteriormente, foi secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares de 1995 a 1997, ministro dos Assuntos Parlamentares de 1997 a 1999, ministro da Justiça de 1999 a 2002, ministro da Administração Interna de 2005 a 2007 e Presidente da Câmara Municipal de Lisboa de 2007 a 2015. Foi Secretário-Geral do Partido Socialista entre 2014 e 2024.
João
-Contenção nos preços da energia:
*Prolongamento da redução de ISP para o gasóleo colorido e marcado agrícola: redução em 3,432 cêntimos/litro;
-Apoios à produção:
*Criação do gás profissional para abastecimento de transportes de mercadorias;
*Flexibilização de pagamentos fiscais e diferimento de contribuições para a Segurança Social -setores mais vulneráveis;
-Apoios à família:
*Alargamento do âmbito do apoio às famílias mais vulneráveis ao aumento dos preços de bens alimentares (60€);
-Aceleração da transição energética:
*Agilização do licenciamento de painéis solares;
*Redução para a taxa mínima do IVA dos equipamentos elétricos que permitam menor dependência de gás.
João
João
Cultura e sociedade
A partir da Revolução do 25 de abril de 1974, a cultura e sociedade passaram por diversas transformações. A moda, a música, a literatura, o quotidiano e a educação são alguns exemplos das mesmas.
Joana
Os penteados mais usados na altura
Os homens apostavam não só nas cores, mas também na combinação de padrões
Antes do 25 de abril, os trajes permitidos ao uso eram basicamente os que fossem permitidos pelo regime de Salazar. O acesso à roupa era bastante limitado e as modistas e alfaiates eram quem fazia a roupa da maioria das pessoas, profissões que praticamente se extinguiram com a entrada dos pronto-a-vestir e com o aumento do poder de compra logo após o 25 de Abril.
As revistas internacionais serviam de inspiração para conhecer as tendências, passá-las às costureiras e ficar "na moda", dentro do possível.
O uso dos bodies, gola alta e calças à boca de sino
Após a revolução, as mulheres arriscavam o uso das calças, até agora limitado
Atriz e modelo americana que se destacou nas revistas de moda em Portugal
Atriz e cantora italiana que era fonte de inspiração para as mulheres portuguesas
Modelo e atriz portuguesa. Em 1987 venceu o Miss Wonderland e em 1992 foi escolhida como vencedora do "Look Of The Year", sendo considerada uma das primeiras top models portuguesas.
Atriz e apresentadora de televisão portuguesa. Recebeu vários prémios de Melhor Atriz, quer de Cinema, quer de Televisão.
Cantora portuguesa que se tornou um ícone da moda em Portugal na época
A moda foi evoluindo até aos dias de hoje. Atualmente, a moda está presente em todo o lado e influencia facilmente a geração atual com a evolução da tecnologia e da comunicação. Os modelos e desfiles de moda estiveram em alta nos anos 90, onde se destacaram as seguintes personalidades:
Shalom Harlow (nascida em 1973)
Naomi Campbell (nascida em 1970)
Cindy Crawford (nascida em 1966)
É a arte contemporânea que se destaca desde a revolução até hoje. Esta vertente foi produzida desde a segunda metade do século XX até aos dias de hoje.
Nos anos 80 e 90, destaca-se a pintora Paula Rego retratando nas suas obras a figura feminina e a denúncia feminista em sua maoria.
A Dança (1988), Paula Rego
Paula Rego (1935-2022)
As empregadas (1987), Paula Rego
Também na pintura, destaca-se Júlio Resende.
Júlio Resende (1917-2011)
Espaço Goa (1994), Júlio Resende
Ribeira Negra (1984), Júlio Resende
Na área da arquitetura destacam-se duas grandes personalidades.
O Pavilhão de Portugal, em Lisboa, é uma das obras de Siza Vieira, inserida na candidatura a Património Mundial da UNESCO
Álvaro Siza Vieira (1933, 90 anos)
Eduardo Souto Moura (1952, 71 anos)
O Departamento de Geociências da Universidade de Aveiro é um exemplo das suas obras
Na área da escultura destaca-se João Cutileiro
Monumento ao 25 de abril no Parque Eduardo VII, Lisboa
Bífida Rosa, 1986
João Cutileiro (1937-2021)
Homenagem ao Pescador, Póvoa de Varzim
Nu feminino, 1977
Em homenagem ao 25 de abril, várias pinturas e murais apareceram após a revolução.
Painel do 10 de junho
Mercado do Povo em Belém, 10 de junho de 1974
Mural revolucionário do pós 25 de abril alusivo ao povo e aos militares
Portalegre
Mural alusivo ao 25 de abril
Foto: Henrique Matos, 1978
A poesia está na rua: 25 de Abril de 1974
Vieira da Silva, 1974
Joana Vasconcelos (1971)
Atualmente, a artista plástica Joana Vasconcelos destaca-se pelas suas obras únicas, representando Portugal em exposições estrangeiras.
Queen, banda fundada em 1970
Nirvana, banda fundada em 1987
Após a Revolução, a comunicação evoluiu significativamente em Portugal. A população tinha acesso à música mais facilmente e as bandas e estilos de música do estrangeiro destacaram-se no dia a dia da população principalmente, por exemplo, nos festivais e discotecas. Os Queen, Guns N´ Roses, Nirvana e Aerosmith são exemplos que se destacam no universo musical do período pós 25 de abril e que ainda hoje têm influência.
Guns N´ Roses, banda fundada em 1985
Aerosmith, banda fundada em 1970
Mesmo sendo bandas que pertenceram às gerações anteriores e destacando-se dos anos 70 a 90, as bandas reconhecidas após a Revolução ainda têm influência até hoje. Afinal, quem não conhece os verdadeiros e clássicos hits?
We Will Rock You, Queen (1977)
Sweet Child O´ Mine, Guns N´Roses (1987)
Smells Like Teen Spirit, Nirvana (1991)
Crazy, Aerosmith (1993)
É obvio que Portugal não tinha apenas referências estrangeiras no que toca à música. A influência dos GNR, Xutos e Pontapés e Doce, por exemplo, teve impacto após o 25 de abril e são os mais conhecidos nos dias de hoje.
Xutos e Pontapés, banda fundada em 1978
A minha casinha, Xutos e Pontapés (1988)
Não podemos deixar de lado a participação de Portugal na Eurovisão, que impacta a população. O país participa desde 1964 na mesma, sendo a primeira música "Oração", de António Calvário e a primeira e única vitória em 2016 com a música "Amar pelos dois" de Salvador Sobral.
A evolução de Portugal na Eurovisão.
Todas músicas de 1964 a 2023.
É obvio que não se destacaram apenas as bandas anteriores. Os Heróis do Mar, Peste e Sida, Ena Pá 2000, Sétima Legião, Delfins e Mind da Gap são exemplos que também tiveram influência nos anos 80 e 90.
Heróis do Mar, banda fundada em 1981
Peste e Sida, banda fundada em 1986
Ena Pá 2000, banda fundada em 1984
Sétima Legião, banda fundada em 1982
Delfins, banda fundada em 1981
Mind da Gap, banda fundada em 1993
Introduziu o Rap em Portugal
GNR, banda fundada em 1980
Dunas, GNR (1985)
Doce, banda fundada em 1979
Bem Bom, Doce (1982)
Só Gosto de ti, Heróis do Mar (1992)
Sol da Caparica, Peste e sida (1989)
És cruel, Ena Pá 2000 (1991)
Glória, Sétima Legião (1984)
Aquele Inverno, Delfins (1988)
Dedicatória, Mind da Gap (1997)
Natália Correia (1923-1993)
Destacou-se bastante pela emancipação feminina e a luta pelos direitos das mulheres. Foi um símbolo do feminismo
Manuel Alegre (1936, 87 anos)
Foram vários os autores que se destacaram no período pós 25 de abril. Natália Correia, Miguel Torga, Sophia de Mello Breyner e Manuel Alegre são exemplos dos mesmos.
Adolfo Correia da Rocha, "Miguel Torga" (1907-1995)
Sophia de Mello Breyner (1919-2004)
A poesia foi forma de intervir na mudança e revolução do país e, após a Revolução do 25 de abril, uma forma de homenagem à liberdade.
Os livros e poesia dos autores anteriormente destacados anteriormente são referência dos anos 80 e 90 e têm influência até aos dias de hoje.
Liberdade, Manuel Alegre (1970)
Neste poema, o autor faz homenagem à liberdade
25 de abril, Manuel Alegre
O autor faz homenagem à liberdade e à Revolução do 25 de abril
25 de abril, Sophia de Mello Breyner (1974)
Neste poema, a autora exalta a Revolução
Descobri Que Era Europeia, Natália Correia (1988)
Histórias da Terra e do Mar, Sophia de Mello Breyner (1984)
Antologia Poética, Miguel Torga (1981)
O Sol nas Noites e o Luar nos Dias, Natália Correia (1993)
Atualmente na literatura destacam-se autores de gerações passadas, em sua maioria estudados, como Fernando Pessoa, Almeida Garrett ou Eça de Queiroz. Porém, não nos podemos deixar de esquecer alguns dos grandes escritores dos dias de hoje que se destacam pelas suas únicas e grandes obras, como Afonso Cruz, João Tordo, José Rodrigues dos Santos, também jornalista e Valter Hugo Mãe.
Afonso Cruz (1971, 53 anos)
João Tordo (1975, 48 anos)
José Rodrigues dos Santos (1964, 59 anos)
Valter Hugo Mãe (1971, 52 anos)
Flores, Afonso Cruz (2015)
A mulher que correu atrás do vento, João Tordo (2019)
O Jardim dos Animais com Alma, José Rodrigues dos Santos (2021)
Contra Mim, Valter Hugo Mãe (2020)
Os registos cinematográficos produzidos e realizados após o 25 de Abril são marcadamente influenciados pelo contexto revolucionário. O filme “O Funeral do Patrão” (1976), realizado por Eduardo Geada e produzido pela Rádio Televisão de Portugal (RTP), é um dos filmes que espelha essas influências.
Como é possível observar, segundo as estatísticas, as sessões de espetáculos ao vivo e os seus devidos espetadores foram aumentando ao decorrer do tempo por causa da evolução da tecnologia e da comunicação. O cinema, pelo contrário, perdeu bastantes espetadores por essa mesma razão. Tendo acesso a filmes e estreias na internet, a população não acha necessário decorrer ao mesmo.
O 25 de abril não teve uma grande influência no cinema e nos espetáculos ao vivo, pelo que as estatísticas não mudaram significativamente.
O cinema tem bastante influência estrangeira e por isso os filmes portugueses não são devidamente reconhecidos e a sua influência não é tão grande como a dos diferentes países. Alguns filmes de Portugal que se destacam na época de 80 são os seguintes:
Os filmes "Pátio das cantigas" e "Leão da estrela" foram realizados durante do Estado Novo na década de 40. Ambos foram adaptados nos dias de hoje.
O Pátio das Cantigas, realizado por Francisco Ribeiro em 1942, tem lugar num típico bairro lisboeta por ocasião das festas dos Santos Populares, através de um fabuloso jogo de equívocos e duplos sentidos numa comédia inesquecível.
Vasco Santana e o candeeiro, uma das cenas mais icónicas do cinema português
Trailer da adaptação do filme "O Pátio das Cantigas" de 2015
O filme foi adaptado em 2015. Personalidades como César Mourão, Dânia neto, Sara Matos e Miguel Guilherme fizeram parte do elenco.
Pequeno excerto do filme O Leão da Estrela
O filme foi adaptado em 2015. Personalidades como Miguel Guilherme, Aldo Lima, Dânia Neto e Vitor Norte fizeram parte do elenco.
O Leão da Estrela é um filme de comédia e ficção português de 1947, realizado por Arthur Duarte.
.
Trailer da adaptação do filme "O Leão da Estrela" de 2015
No estrangeiro a realidade era diferente. Portugal influenciou-se bastante com os filmes e atores que ficaram famosos nas épocas após o 25 de abril e que até hoje são reconhecidos. Alguns exemplos:
Pulp Fiction, (1994)
Tom Cruise (1966, 61 anos)
O Iluminado, (1980)
Will Smith (1968, 55 anos)
Sozinho em casa, (1990)
Jenifer Aniston (1969, 54 anos)
Johnny Depp (1963, 60 anos)
Top Gun, (1986)
Sandra Bullock (1964, 59 anos)
Titanic, (1997)
Leonardo Dicaprio (1974, 49 anos)
Jurassic Park, (1993)
Kate Winslet (1975, 48 anos)
Forrest Gump, (1994)
Keanu Reeves (1964, 59 anos)
O cinema evoluiu bastante até aos dias de hoje com a tecnologia. O cinema atual deixa-nos filmes memoráveis e únicos, muitos deles refletivos e com críticas sociais fortes.
Oppenheimer, (2023)
Um filme refletivo sobre a criação da bomba que destruiu duas cidades no Japão
Bohemian Rhapsody, (2018)
Um filme memorável e magnífico que conta a história da banda que marcou gerações
Parasita, (2019)
Um filme crítico, refletivo e forte que explora a desigualdade social
A evolução das redes também alterou a maneira como nos comunicamos e interagimos online, ou seja, há 10 anos, as pessoas utilizavam bastante o e-mail e SMS para trocar mensagens pessoais.
Andreia
Ao longo do tempo é marcada por avanços tecnológicos revolucionários que transformaram a forma como nos comunicamos e interagimos com o mundo. Os smartphones passaram por uma notável evolução desde os seus primórdios até os dispositivos inteligentes multifuncionais que conhecemos atualmente. No início, os smartphones eram basicamente telefones com recursos limitados, como acesso à internet e envio de mensagens. No entanto, com o avanço da tecnologia, a capacidade de processamento, o armazenamento e a conectividade dos smartphones aumentaram significativamente.
Andreia
Hoje em dia, a inteligência artificial está cada vez mais presente em nosso cotidiano.
Ela é utilizada em uma variedade de áreas ,como assistentes virtuais em , sistemas de recomendação em plataformas de streaming, chatbots em sites de atendimento ao cliente, entre outros…
A inteligência artificial tem o potencial de otimizar processos, melhorar a eficiência e proporcionar experiências personalizadas
Andreia
A rápida mudança climática que estamos vendo agora é causada pelo uso humano de petróleo, gás e carvão para casas, fábricas e transporte. Quando esses combustíveis fósseis queimam, eles liberam gases de efeito estufa, principalmente dióxido de carbono. Esses gases retêm o calor do Sol e fazem com que a temperatura do planeta aumente.
Andreia
Desde o 25 de abril de 1974, a habitação tem sido um dos principais problemas sociais em Portugal, milhares de portugueses continuam a viver em condições indignas, em situação de pobreza energética. E, com os preços das casas em alta e a falta de oferta, o acesso à habitação por parte da classe média voltou para o centro do debate público com mais habitação
Mas milhões de pessoas viviam em barracas, muitas vezes sobrelotadas, e não tinham acesso a luz, água potável ou saneamento básico.
Andreia
A estimativa de infetados e mortos concorre diretamente com o impacto sobre os sistemas de saúde, com a exposição de populações e grupos vulneráveis, a sustentação econômica do sistema financeiro e da população, a saúde mental das pessoas em tempos de confinamento e temor pelo risco de adoecimento e morte, acesso a bens essenciais como alimentação, medicamentos, transporte.
Andreia
Depois do 25 de abril de 1974, houve um aumento significativo das emigrações em portugal. Muitas pessoas buscaram oportunidades em outros países. Foi um período de grandes mudanças e desafios para muitas famílias.
Andreia
Depois do 25 de abril de 1974, como conhecido a Revolução dos cravos , que marcou o início da vida democrática em Portugal , a guerra colonial chegou ao fim. Este conflito, envolveu Portugal e as suas colonias africanas , que resultou na morte de 9000 jovens aos serviços das forças armadas. Foi um período de transição para a democracia e de mudanças políticas e socais no país.
Andreia
O movimento que tirou Portugal da ditadura de Salazar em 25 de abril de 1974 abriu portas para avanços sociais na educação, na saúde, na liberdade das mulheres e até a uma mudança de valores que transformaram o país no que é hoje, muito diferente do que há 45 anos.
Andreia
Após o 25 de abril, as pessoas ganharam mais liberdade. A sociedade tornou-se mais ativa, testemunhando manifestações, protestos e um maior envolvimento em causas sociais. Após o 25 de abril, uma explosão de criatividade e expressão artística permitiu o crescimento de diversas formas de arte, música, literatura e cinema.
Tomás
Antes da revolução, a assistência médica em Portugal não estava assegurada para todos. Isso mudou com a chegada da democracia. Com a instauração da democracia, houve um impulso para melhorar o sistema de saúde em Portugal. Houve investimentos significativos na expansão da infraestrutura de saúde e na formação de profissionais de saúde . Por fim, a principal mudança que teve na saúde foi em 1979, foi criado o Sistema Nacional de Saúde, um marco fundamental na história da saúde em Portugal.
Tomás
A chegada da democracia a Portugal teve impacto no sistema de educação. O país diminuiu a iliteracia, mas mesmo assim o abandono escolar em Portugal é ainda um dos mais altos da União Europeia.
Antes da revolução de 1974 a escolaridade obrigatória terminava na quarta classe e muitos jovens, alguns ainda crianças, começavam logo a trabalhar.
A democracia trouxe novas possibilidades para aqueles que pretendiam uma segunda oportunidade nos bancos da escola.
Programas específicos indicam novos caminhos aos que abandonaram precocemente os estudos e dão a possibilidade de adquirir novos conhecimentos.
Tomás
Com a transição para a democracia, Portugal experimentou mudanças económicas. Portugal procurou integrar-se na economia global. A adesão à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1986 foi muito importante, abrindo portas para o comércio internacional e investimento estrangeiro. Outra mudança econômica foi o desenvolvimento do turismo, uma vez que atraiu investimentos e criou empregos.
Tomás
Antes do 25 de abril, a imprensa escrita era frequentemente controlada e utilizada como veículo de propaganda. Após o 25 de abril , os jornais e as revistas ganharam a capacidade de abordar livremente uma variedade de temas, incluindo política, cultura e sociedade.
O rádio no estado novo era utilizado para fazer propaganda ao regime. Com a instauração da democracia, a rádio em Portugal passou por várias transformações. Novas estações surgiram, oferecendo programação mais diversificada, abordando uma variedade de temas e estilos musicais. A diversificação da programação incluiu o surgimento de estações especializadas em diferentes géneros musicais, notícias, debates e entretenimento.
Tomás
Televisão
Com a instauração da democracia, a televisão em Portugal passou por uma revolução, sendo uma programação mais diversificada e alinhada com os princípios democráticos. Antes do 25 de abril as transmissões eram em preto e branco, com uma qualidade de imagem limitada. Após o 25 de abril, a televisão a cores foi introduzida e a qualidade de imagem melhorou bastante.
Tomás
Surgiram novos canais
A partir da década de 80 em Portugal houve um grande investimento em novas infraestruturas como por exemplo estádios e pavilhões. O futebol continuou a ser o desporto mais popular, e Portugal viu um crescimento notável no desempenho da seleção nacional e de clubes em competições europeias. A vitória na Euro 2016 foi um marco histórico para o futebol português. Por fim Portugal não só desenvolveu o futebol com vários outros desportos como por exemplo o futsal, hóquei em patins, ciclismo e atletismo.
Tomás
Inauguração dos principais estádios para o Euro 2004
Antes do 25 de abril, Portugal era uma sociedade conservadora. Com a chegada da democracia, houve uma grande mudança. A homossexualidade foi despenalizada, marcando progressos nos direitos LGBTQ+. A educação sexual nas escolas melhorou, e o acesso a informações sobre saúde sexual foi ampliado.
Tomás
Publicidade
No estado novo Portugal vivia sobre um regime ditatorial que influenciou vários setores da sociedade, incluindo a publicidade. A liberdade criativa era limitada. Com a democracia, a publicidade em Portugal teve muitas alterações. Houve uma expansão da liberdade criativa na publicidade. As agências puderam explorar uma variedade de estilos, mensagens e abordagens mais alinhadas com a diversidade de opiniões na sociedade democrática.
Tomás
Algumas publicidades