Escola e sobredotados: por vezes uma relação de mal entendidos (A criança precoce ou sobredotada - IV)

Data de publicação: Apr 09, 2013 9:36:36 AM

A relação da escola com a criança sobredotada, ao contrário do que poderia pensar, não é uma relação fácil. Os pais sabem disso, ou melhor intuem isso. Aqueles que conseguem discernir características diferentes dos seus filhos, muitas vezes evitam alertar a escola para a forma especial de aprendizagem das suas crianças, ou porque não querem passar por pais pretensiosos ou porque não querem que colem demasiado cedo uma etiqueta aos seus filhos. De uma ou de outra forma têm consciência que a relação com a escola não irá ser facilitada.

Também é certo que normalmente é na escola que surgem as primeiras dificuldades da criança. O que é compreensível, pois a escola é um espaço de normalização de comportamentos e de aprendizagens. E aqueles que, por qualquer motivo, saem da norma, logo dão sinais da sua diferença.

Da mesma forma que a sobredotação se pode manifestar em diferentes áreas, também as dificuldades são variadas. Nestas, como com as outras crianças, o insucesso tem múltiplas manifestações. O que é um facto é que o insucesso não afecta todas as crianças sobredotadas. Apenas um terço (o que é muito) vai registar insucesso. Muitas das crianças sobredotadas conseguem atingir o sucesso escolar e serem mesmo brilhantes, sem um planeamento ou ajuda específica.

O que podemos encontrar no percurso duma criança precoce e dum aluno sobredotado é o que iremos descrever muito sucintamente a seguir. (...)

Este artigo que pode ser consultado na integra no blogue (Escola e sobredotados: por vezes uma relação de mal entendidos;) e faz parte dum conjunto de outros texto sobre "Criança precoce ou sobredotada: fazer da diferença uma riqueza", a saber:

- Diferentes no plano intelectual mas também afectivo;

- Os sinais que fazem supor a sobredotação;

- Escola e sobredotados: por vezes uma relação de mal entendidos;

- A importância da criança saber quem ela é.