Construção da identidade familiar através do tempo em família

Data de publicação: Jan 29, 2013 9:48:57 AM

É frequente ouvir os pais e os educadores referirem o quanto é importante para o desenvolvimento da criança o tempo que os pais passam com ela. A seguir também ouvimos que mais do que a quantidade de tempo é a qualidade do mesmo que importa garantir. (…)

Contudo, não pudemos esquecer, também, o quanto é vital o “tempo em família”, o tempo que a família, todos os seus membros, passa em conjunto, para construir e cimentar a identidade muito particular de cada uma delas.

É o tempo que todos os membros partilham entre si que permite cumprir funções essenciais na educação e desenvolvimento das crianças. (…)

Partilhar tempo juntos em família, e como família, permite muitas coisas. Permite o conhecimento de cada um, partilhar experiências e construir relações. (…)

Compartilhar experiências permite isso e também permite que se evitem muitos problemas ou mal-entendidos; permite que se evitem mal-entendidos que degeneram em problemas; permite que se resolvam problemas; permite, enfim, que se melhore a relação e aquilo que pretendemos uns dos outros.

E o tempo em família é, simplesmente, o tempo que se passa junto na realização duma qualquer actividade. Nestas ocasiões, não basta dizer presente mas todos devem participar ativamente. Melhor será se se conseguir, de alguma forma, planear estas situações e torná-las uma regra da família. (…)

O tempo em família é também um tempo para se divertir. Fazerem coisas que gostem em conjunto e que sejam momentos de alegria. São esses momentos que a memória guardará para o futuro, por isso convém guardar o maior número possível deles. (…)

Quanto ao tempo da refeição em família é sagrado e sobre ele já falamos.

O tempo para a família, e passado em família, constrói a identidade da família e melhora a comunicação. Quanto mais atenção dermos ao outro mais oportunidades tempos para comunicar. Quanto às crianças, elas conversam melhor quando os seus pais estão relaxados, sem pressas e confortáveis. Sentem que os pais nessas alturas as ouvem melhor. Compreende-se porquê. E mesmo que nada de significativo se passe durante esse tempo em família, as experiências partilhadas são autênticos blocos na construção duma identidade familiar forte. (…)

Dito isto, coloque as suas prioridades em ordem! Para si, e para a sua família, o que é mais importante? Tirar uma hora extra para ler para seus filhos, sair para tomar um gelado com eles ou varrer avaranda ou lavar o carro?

A vida é curta. Faça da Família uma fonte de prazer para que o Lar seja doce

Pode consultar o texto completo no www.webcuco.blogspot.com