Apanha de amoras silvestres: para umas férias diferentes com os jovens do LIJ da Obra do Frei Gil

Data de publicação: Aug 16, 2013 9:24:40 AM

Como já o sabem, alguns de nós têm passado algum deste tempo de férias com os jovens do LIJ da Obra do Frei Gil. Depois de um primeiro tempo de convívio deu para perceber que uma das primeiras questões que os jovens colocam sempre que chega...mos é: “Que vamos fazer hoje”. Não é uma questão de resposta fácil mas, depois de todos pensarmos (os jovens, o pessoal técnico e nós) veio a necessidade de tornar este tempo simultaneamente agradável e, de alguma forma, frutuoso, para além daquilo que o simples estar uns com os outros pode proporcionar. Nesse processo de reflexão surgiu a ideia de fazer algo relacionado com o empreendedorismo e generosidade. Falou-se de outras iniciativas levadas a cabo por outras pessoas e instituições e também de atividades que estes jovens já fazem mas com carácter esporádico. Alguém avançou com a ideia das amoras. A elas não somos indiferentes: fazem parte do imaginário de muitos; são apreciadas; aparecem por esta altura; ficam à espera de serem colhidas; podem ser utilizadas na confeção de boas e saborosas receitas. Quando se começou a falar disto logo despertou nos mais velhos memórias de infância e em todos muitas formas de as aproveitar. Depois disto andamos algum tempo a dar corpo e consistência a esta ideia e a “vendê-la” aos jovens. A resposta foi positiva pelo que o passo seguinte foi estudar uma forma de a operacionalizar. Daí surge esta campanha de “Apanha de amoras silvestres”.

Assim, nesta segunda quinzena de Agosto vamos apanhar amoras, muitas amoras, pelo que vamos fazer muitas caminhadas pelos campos. E depois vamos fazer muitas coisas com elas, doce, tartes, bolos, gelado, licor, e o que a imaginação trouxer, pelo que vamos ter visitas guiadas à cozinha e a alguns dos seus segredos. E porque vamos tirar muitas fotografia, também teremos de passar pela sala de informática e documentar esta campanha para mais tarde recordar , aprender e divulgar. .

Oficialmente a campanha vai terminar em 14 de Setembro com a realização dum lanche na Obra do Frei Gil, onde os jovens irão dar a conhecer e a saborear o que descobriram, experimentaram e construíram..

Uma iniciativa desta necessita de envolver muita gente. Já endereçamos alguns “convites” a pessoas que nos têm ajudado noutras iniciativas e já sabemos que pudemos contar com elas. .A si, que ainda não “convidamos “ pessoalmente desde já o fazemos para que se junte a nós nesta brincadeira. Há muitas formas de o fazer e todos os contributos são valiosos. Os contactos são os do costume: webcuco@gmail.com.

Esperemos que no final tenha valido a pena.