Sobre linguagens, textos, tecidos, tessituras...

Podemos dizer que sem linguagem o homem não é humano?

Para responder, vamos ler os textos sobre Amala e Kamala - meninas lobo - aqui e aqui.

Usando as palavras da professora Alfredina Neri, no artigo Linguagem: o que é e seu papel para a humanidade, podemos dizer que "a linguagem como interação pressupõe construção entre sujeitos que agem, por meio da própria linguagem".

Ou seja, a linguagem não é apenas uma forma de expressão de ideias, é, especialmente, interação entre sujeitos; "é lugar de negociação de sentidos, de ideologia, de conflito, e as condições de produção de um texto (para que, o que, onde, quem, com quem, quando, como) constituem seus sentidos, para além de sua matéria formal - palavras, linhas, cores, formas, símbolos" (Alfredina Neri).

Por isso, estudar as linguagens, na escola, é fundamental "tanto para a aprendizagem dos conteúdos escolares, quanto para a ampliação da participação cidadã do estudante na sociedade" (Alfredina Neri).

Agora, vamos seguir as pistas da professora Neri e pensar um pouco sobre os sentidos possíveis da imagem que ilustra este texto! Clica aqui!

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Seguindo as reflexões, chegamos a um ponto fundamental de nossa conversa: a produção textual!