Sobre alfabetização e letramento...

"A leitura do mundo precede a leitura da palavra e é preciso ler a palavra para reler o mundo".Começo usando uma frase de Ziraldo para uma campanha a favor da leitura: "Ler é melhor que estudar". Me trevo a corrigi-lo: Estudar é ler! Como nos ensina a professora Violeta Quental, "o primeiro passo para aprender é ler uma informação". Devemos considerar, continua Quental, "os vários níveis de leitura, desde decodificar os sinais gráficos até refletir sobre o que se lê". Então, surge o conceito de letramento: "uma condição ou estado específico de indivíduos que aprendem a ler e escrever e usam essa habilidade em suas práticas sociais".

Quer dizer, a pessoa não é apenas alfabetizada - sabe ler e escrever -, mas usa esses conhecimentos no seu dia a dia.

Vale a pena ler o artigo Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura, de Magda Soares, em que o conceito de letramento se estende ao uso da linguagem virtual.

(Não te assusta com a extensão do artigo... a reflexão exige aprofundamento... vais  lendo aos poucos... e pensando nas tuas experiências como professora...)

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Aqui, há curiosidades sobre linguagens, textos...Vale a pena ler esse material!