S

Salma: Unidade de capacidade que equivalia a cerca de 282,20 l. Um tonel português equivalia a cerca de 6 salmas.

Salto da popa:

Samatra: Temporal violento e normalmente de fraca duração que se levanta no estreito de Malaca vindo de Samatra

Sapatas: São peças de poleame surdo. Existem sapatas lisas e sapatas dentadas e qualquer delas serve também para rondar os cabos fixos dos mastros. A caixa da sapata lisa tem uma abertura lisa por onde passam os cordões do colhedouro; a caixa da sapata dentada, po

Sapatilho: Peça para reforçar a alça de um cabo; aro em meia-cana de forma oval para reforço das mãos ou alças dos cabos.

Sarretas: São tábuas colocadas por cima das balizas e no sentido da proa á popa, que servem também para proteger, o fundo da embarcação e geralmente são três por cada bordo.

Sarrilho: Tambor horizontal manobrado à mão, no qual dão volta as espias para se conservarem colhidas e bem acondicionadas.

Sat Nav: Sistema de navegação que utiliza sinais emitidos por satélites. Bastante preciso e de dimensões reduzidas. Fornece leituras de posição aproximadamente de hora em hora. Actualmente sendo substituído pelo equipamento GPS.

Saveiro: Embarcação de fundo chato, de forma semelhante à meia-lua de proa mais elevada que a popa, e usada especialmente para conduzir as redes que se lançam em frente à praia. Embarcações robustas, construídas em madeira ou metal, de fundo chato. São empregadas para desembarque ou transbordo de carga, nos portos. Podem ser cobertas ou abertas.

Secção a Meia-nau: Secção transversal do casco tirada a meio comprimento entre as perpendiculares de vante e de ré.

Secção mestra: Chama-se secção mestra a maior das secções transversais de um casco. A secção mestra se situa coincidentemente com a secção a meia-nau, ou muito próximo desta, na maioria dos navios modernos, qualquer que seja o tipo. Em muitos navios modernos, e particularmente nos navios mercantes de carga, certo comprimento da região central do casco é constituído por secções iguais à secção mestra numa distância apreciável, quer para vante, quer para ré da secção a meia-nau ou secção mestra; diz-se então que o navio tem formas cheias. Nos navios que têm formas finas, a forma das secções transversais varia muito em todo o comprimento do navio a vante e a ré da secção mestra.

Secção transversal: Chama-se secção transversal qualquer secção que seja determinada, por um plano transversal, no casco de uma embarcação.

Seio: A parte do meio dos cabos.

Sergideiras: São cabos de laborar idênticos às apagas, mas empregados nas gáveas.

Setentrião: Vento que sopra do Norte

Sicordas: Peças colocadas de proa a popa num convés ou numa coberta, ligando os vaus entre si.

Simum: Vento ciclónico do Sahara que se faz sentir na parte oriental do Mediterrâneo, vindo de Sul a Sudoeste

Singradura: Caminho percorrido num único rumo

Siroco: Vento quente, asfixiante e empoeirado de SE que sopra na região do Mediterrâneo, especialmente na Itália, Sicília, Malta e Grécia. Vindo do Norte de África, com origem no deserto do Sara, aparece durante a Primavera e Verão. Conduta de ventilação.

Sloop: Embarcação de um só mastro e aparelho latino

Sloop: Embarcação de um só mastro e aparelho latino

Sobrequilha: É uma peça semelhante à quilha assentada sobre as cavernas. Colocada em cima da quilha em todo o seu comprimento, servindo como reforço da estrutura do navio. A sobrequilha prolonga-se de proa a popa, por sobre as hastilhas e concorre com a quilha para resistir aos esforços longitudinais e além disso tem por finalidade manter as cavernas em sua posição.

Sobres: São o conjunto de todas as vergas ou velas mais altas que cruzam por cima dos joanetes.

Socar: Apertar com força e bem um nó ou uma volta.

Sonda reduzida: É a altura referida ao plano do zero hidrográfico.

Sotavento: Lado para onde sopra o vento.

Spi: ou spinaker, O mesmo que vela de balão.

Spring: O mesmo que regeira.

Suão ou Soão: Vento quente e calmoso soprando entre leste e sueste.

Suestada: Vento forte de Sudeste. Nome que dão a um temporal, geralmente pouco duradouro, na Terra-Nova.

Superestrutura: Construção feita sobre o convés principal.

Suspender: Levantar a âncora trazendo-a acima; trazer acima a âncora que se largou.

IN Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (Professor João Emílio)