D

Dala: Tubo ou calha que partindo de um embornal, atravessa o costado na altura do convés ou desce pelo interior do navio até próximo á linha d'agua, servindo para escoar águas do convés sem sujar o costado.

De Borboleta: [termo de vela] Navegação à popa utilizando as duas velas com amuras opostas.

Dedo: Antiga medida de comprimento que correspondia a 2/3 da polegada (16,5 mm). Considerava-se a largura do dedo com a mão espalmada.

Defensas: São protecções das embarcações, dispostas ao longo do casco nos pontos mais salientes deste, de modo a impedir que ocorram danos ao mesmo e à sua pintura quando o navio estiver atracado. Existem vários tipos de defensas, apropriadas a cada tipo de embarcação ou mesmo uso.

Derivar: Derrapar, andar para o lado.

Derrota: caminho seguido numa viagem por mar

Desatracar: Desatracar é desencostar e afastar a embarcação do cais ou de outro navio a que este esteja atracado.

Descochar: Destorcer ou desfazer as cochas de um cabo; separar os cordões de um cabo para o desfazer

Deslocamento em plena carga, máximo ou carregado: É o peso de uma embarcação quando esta estiver com o máximo de carga permitida a bordo. É o navio completo, com toda a sua tripulação e pertences, passageiros e bagagens, porões cheios, toda a carga, abastecida com víveres, combustíveis, óleos lubrificantes e água para uso humano e das suas máquinas de reserva. Porém devem ter os seus tanques de lastro e duplo fundo, absolutamente vazios.

Deslocamento leve ou mínimo: É o peso do navio completo sem tripulação e pertences, sem passageiros e bagagens, sem carga nos porões, sem estar abastecido de víveres, de água para o consumo humano, de água, combustível e óleos lubrificantes para as suas máquinas, além de terem os seus tanques de lastro e duplo fundo, absolutamente vazios.

Deslocamento normal: É o peso do navio completo, geralmente uma carga normal equivale a 2/3 (dois terços) da carga total ou máxima.

Deslocamento padrão: É o peso do navio completamente carregado como em plena carga, sem reserva de víveres, combustíveis, óleos lubrificantes e água potável.

Deslocamento: Peso da água deslocada por um navio flutuando em águas tranquilas. É igual ao peso do navio e tudo o que ele contém.

Diário de Bordo: É o livro onde se anotam e registam diversos factores que ocorrem numa viagem: a) porto e hora de largada; b) porto e hora estimada da chegada; c) quantidade de água e combustível a bordo; d) horas de motor; e) milhas do conta-milhas; f) rol de tripulante

Dormentes: São peças pregadas interiormente para as balizas, um pouco abaixo das falcas, onde assentam as bancadas ou vaus.

Drogue ou âncora flutuante: É um objecto feito de lona ou plástico, parecido com um saco de café, destinado a ajudar a manobrar em condições de mau tempo. Aguenta a proa da embarcação aproada ao vento e ao mar. Contraria a deriva de uma embarcação ou jangada pneumática pela acção do vento.

Duplo Fundo: Robusto fundo interior no fundo da carena, tem como fim resistir à pressão da água no caso de avaria no forro exterior do casco.

IN Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (Professor João Emílio)