L

Lacraia: Espécie de canoa.

Lambareiro: Gato (ou gancho) ligado a um cabo para suspender âncora pelas unhas

Lampejo: Quando num mesmo período a duração da luz é menor do que a obscuridade.

Lancha: Embarcação de pequeno porte de propulsão a motor usada para navegação costeira de recreio, ou no transporte de pessoas e/ou objectos e para outros serviços dentro dos portos. A maior das embarcações miúdas empregadas em serviços a bordo dos grandes navios, usada para transportar objectos e pessoal do navio para o porto e vice-versa, espiar os ferros e outras actividades. Qualquer embarcação miúda com propulsão a motor.

Largar Ferro: soltar a âncora e deixá-la cair para o fundo ficando ligada ao barco pela amarra

Lariço: vento bonançoso que sopra na baía de Cascais

Lastrar: Lastrar ou fazer o lastro de um navio é colocar um certo peso no fundo da embarcação para aumentar a estabilidade ou trazê-lo à posição de flutuação direita, melhorando as condições de estabilidade e imersão do hélice.

Lastro: Tudo o que se coloca no fundo dos porões de um navio para lhe dar estabilidade, geralmente, quando este estiver vazio. Lastro é o peso que lastra o navio. É comum em navios de carga, que ao saírem de um porto leves, usarem lastro a fim de torná-lo mais pesado, para melhorar sua estabilidade.

Légua marítima: Medida de comprimento que entre nós correspondia aproximadamente a 3,2 milhas ou 5,9 km.

Leme: É o dispositivo destinado ao governo de uma embarcação. O leme é constituído, no mínimo, pelas seguintes partes: madre (parte do leme que encosta ao cadaste), cabeça ou cachola (parte de cima da madre) e porta do leme (parte mais larga que actua sobre a água).

Lestada: Vento que sopra forte de Leste

Levante: Vento quente e seco que sopra de Leste no Mediterrâneo e se faz sentir no Algarve principalmente durante o Verão

Li: Medida chinesa correspondente a 0,5 km .

Lingas: Peças feitas em cabo de aço para suspensão de cargas.

Linha Base: Intersecção do plano da base moldada por qualquer dos outros dois planos de referência.

Linha de água: Linha que separa as obras vivas das obras mortas

Linha de Bolina: [termo de vela] Também chamada layline é a linha para além da qual não é necessário navegar para alcançar um destino à bolina.

Linha de Centro: Intersecção do plano diametral por qualquer outro plano horizontal ou por qualquer plano vertical transversal.

Linha de vida: Cabo que se fixa ao arnez e a um ponto da embarcação de modo a que um tripulante não seja levado pelo mar

Linha: Medida de comprimento que correspondia a 1/12 polegada.

Linhas de água: É uma faixa pintada com tinta especial no casco dos navios, de proa a popa, sua aresta superior corresponde a linha de flutuação leve (Normalmente usada desse modo em navios de guerra). São as intersecções do casco por planos horizontais. Elas aparecem em verdadeira grandeza no plano de linhas de água e são usualmente denominadas de acordo com a sua altura acima do plano base.

Linhas de balizas: São as intersecções do casco por planos verticais transversais. Elas aparecem em verdadeira grandeza no plano de balizas e são numeradas normalmente seguidamente de vante para ré. Para isso, a linha de base é dividida em 10, 20 ou 40 partes iguais, conforme o tamanho do navio e a precisão desejada, e por cada divisão é traçada uma baliza. Geralmente nos dois intervalos de vante e de ré traçam-se balizas intermediárias. A baliza de número zero coincide com a perpendicular de vante.

Linhas de flutuação: São as linhas em que o navio flutua. Linha de flutuação, ou simplesmente flutuação, é a intersecção da superfície da água com o contorno exterior do navio. Um navio a plena carga define uma linha de flutuação carregada ou flutuação em plena carga. Um navio leve define uma flutuação leve e um navio no deslocamento normal define uma flutuação normal. Em muitas vezes não são paralelas às linhas d'água referentes aquelas do plano de linhas d'água, devido a distribuição das cargas a bordo. A linha de flutuação correspondente ao calado para o qual o navio foi projectado, coincide com a chamada linha d'água projectada.

Longarinas: Peças colocadas de proa a popa, na parte interna das cavernas, ligando-as entre si, constituintes da ossada para reforço da estrutura.

Luzes alternadas: Quando um mesmo farol exibe luzes de mais de uma cor.

IN Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (Professor João Emílio)