7. Curso de Construção Civil e Projectista

Torna-se evidente, nos nossos dias, uma carência de técnicos qualificados nos níveis intermédios de operação, como a direção ou condução de obras, fundamentalmente devido ao desaparecimento dos cursos de formação para quadros a este nível. Esta ausência tem levado à subestimação e subvalorização do trabalho dos quadros superiores e à sobrevalorização de técnicos não especializados, com claro prejuízo para a adequada gestão das intervenções do sector.

Engenharia Civil é um sector importante da economia nacional e internacional que absorve continuamente profissionais devidamente capacitados em projectar e executar obras como edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens, obras de engenharia hidráulica fluvial e marítima e de engenharia sanitária bem como participar na concepção, inovação e execução de projectos de geotecnia, projectos de planificação, de grandes e pequenas obras, de conservação e reabilitação do património edificado, da sustentabilidade dos materiais de construção e de gestão de empreendimentos que podem exercer as suas funções em gabinetes de projectos, empresas de construção e de obras públicas, em serviços de administração central e local.

O técnico especialista em Construção e Obras Públicas é o profissional que, de forma autónoma ou integrado numa equipa, contribui para as boas práticas e qualidade da construção, colabora na organização e montagem de estaleiros, acompanha obras, nas atividades de aprovisionamento de materiais de construção e elabora medições de obra. O curso tem como propósito ser uma organização de referência e excelência na formação de engenheiros civis, com competência técnica, produtividade científica e responsabilidade social nas suas diversas actividades. Tornando-se um polo de atracção dos melhores estudantes, docentes e investigadores a nível da comunidade.

O Técnico de construção civil e obras públicas é o profissional que, de forma autónoma ou integrado numa equipa, deve assumir responsabilidades de planeamento e coordenação de trabalhos no sector da construção civil e obras públicas, assim como o controlo da qualidade dos materiais e dos processos produtivos. A existência de saídas profissionais não é questionável e a extinção do Curso de Construção Civil – Especialização, tem vindo a provocar um vazio no que respeita a quadros a este nível. Este facto, reforça a necessidade de formação de jovens com qualificação específica, com competências transversais que permitam colmatar as carências de quadros intermédios no sector da Construção Civil. O graduado do curso de Construção civil em Edificações deve ser capaz de:

•Fazer consultorias de construção civil e obras públicas;

•Avaliar ou verificação de projectos de construção civil;

•Fazer medições, orçamentos de obras de pequenos e grande vulto;

•Conceber e planificar empreitadas;

•Fazer concepção de projectos arquitectónicos e dimensionamento estrutural;