1. CURSOS MÉDIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS

Com as novos modelos de ensino e aprendizagem, as exigências plasmadas na introdução e utilização de técnicas de ensino e aprendizagem, e do fenómeno de globalização do conhecimento, tem vindo a verificar-se, de forma multidimensional, uma quebra de paradigmas, num abrir de caminhos a novos modelos de gestão, de comportamento, de procura, de pedagogia, entre outros – novas formas de concepção do Novo Sistema de Ensino (NSE). A emergência de instituições de ensino profissional (ISP) está directamente ligada não só com o desenvolvimento de, mas com o acesso a formas aperfeiçoadas de ensino, desta forma contribuindo para ultrapassar as desvantagens socioeconómicas e geográficas na aquisição de conhecimento e competências, alcançando um número crescente de novos públicos, ultrapassando igualmente alguns dos problemas causados pelo actualmente crescente número de candidatos a níveis Profissionais de qualificação, num contexto em que os recursos não evoluem, decisivamente, na mesma proporção. O ensino técnico no IFOPTEC privilegia o contacto com a realidade e uma orientação específica de modo a que o aluno tenha vivência prática antes de terminar a formação.


ESTUDAR NO IFOPTEC:



CONHECA O REGULAMENTGO INTERNO DO IFOPTEC


CLICK ABAIXO:


REGULAMENTO

O ensino técnico é um nível de ensino enquadrado no nível médio dos sistemas educativos, referindo-se normalmente a uma educação realizadas em institutos técnicos ou outras instituições que conferem graus académicos ou diplomas profissionais. Constitui uma modalidade de ensino profissional, orientada para a rápida integração do aluno no mercado de trabalho, com caraterísticas específicas que podem variar conforme o país e o seu sistema educativo.

PROCESSO DE INSCRIÇÃO:

O Acesso aos cursos técnicos é com a 10ª Classe do SNE, sendo que a duração será de dois anos e meio lectivos seguidos de estágio. Para candidatos com a 12ª Classe, a duração será de um ano e meio lectivo e de 3 meses de estágio. Os candidatos com 12a Classe Estão isentos do primeiro semestre, não obstante a obrigatoriedade das cadeiras técnicas dadas no primeiro semestre. O ano de 2017 é tido como ano zero e promocional (descontadas). As efectivas propinas partem de 2500.00Mts, para cursos da area social a 4.000 Mts para os cursos de Engenharias. As propinas poderão ser revistas semestralmente dependendo do curso e da conjuntura económica. A Tabela dos preços está disponível na Secretaria do IFOPTEC.

NB: Em caso de desistência o valor da inscrição não é reembolsável

LINHAS DE FORMAÇÃO:

Os Cursos de Graduação a oferecer serão baseados nos Projectos Pedagógicos dos Cursos e terão como objectivo desenvolver as habilidades e competências do aluno, visando o ingresso no mercado de trabalho com sólida formação profissional, científica e humanista. Os cursos do IFOPTEC tem uma orientação no saber fazer e como tal terão uma forte carga prática com incidência no segundo ano. A duração dos cursos vai até 2 anos (lectivos) seguidos de uma semestre de estágio/trabalho de Fim do curso. Ao longo da formação será dada incidência a s aulas praticas, visitas de estudo, palestras, pesquisas de campo e estudos comunitários /estudos de casos.

O primeiro ano de educação profissional procura trazer conhecimentos básicos sobre o curso. O segundo ano é dedicado a formação específica e de especialidade. Implica uma forte combinação entre a teoria e a prática. Normalmente no segundo ano a carga horária contempla dois períodos de manhã e de tarde, sendo que as actividades Técnico-Profissionais ou estágio de integração é sempre nas manhãs. No fim do curso o estágio vai permitir o aprofundamento do aprendizado. No último ano o aluno escolhe um tema que será objecto de investigação ao longo do estágio, devendo dentro de 6 meses apresentar os resultados (relatório técnico do curso).

O Ensino Técnico-Profissional está numa fase de reforma, com enfoque na introdução de um sistema educativo modular, seja ao nível básico, seja ao nível médio, que vai resultar em diferentes tipos de certificados a contar do ano de 2018.

São ofertas formativas do IFOPTEC:

  • Área de Ciências Tecnológicas e Engenharia Técnica (Informática, Computação e Redes; Tecnologia e Automação, Eletrotecnia e Comunicações; Eng Ambiental; Eng. Civil; Eng. Rural; Eng. Petróleo e Gás)

  • Área de Ciências Económicas e Gestão (Contabilidade e Gestão de Empresas, Perito Aduaneiro e Administração Tributária, Finanças e Auditoria, Economia e Administração, Gestão Financeira e Bancária; Gestão de Recursos Humanos, Hotelaria e Turismo, Gestão Comercial e Marketing; Gestão imobiliária e de Projectos)

  • Área de Ciências Jurídicas, Políticas e Sociais (Técnico Jurídico e Assistente Judicial - Direito, Administração Pública e Recursos Humanos, Governação e Administração Local, Administração e Gestão Pública, Políticas Públicas)

  • Área de Ciências de Saúde e Humanas (Tecnologia Hospitalar; Saúde Pública e Medicina Preventiva, Psicologia Clínica; Administração Hospitalar).

NB: Os currículos académicos dos cursos estão disponíveis na Direcção pedagógica para consulta.

SAÍDA DE PROFISSIONAIS:

No fim do curso os estudantes são submetidos a estágio que vai de 3 a 6 meses em entidades públicas e privadas que decorrerá no período da manha das 8:00H as 11:00H em diferentes campos de estágios ou parques oficinais. O fim dos estudos é atraves da elaboração do relatório do fim do curso (Trabalho do Fim do Curso) que irá garantir o Diploma de Ensino Médio Técnico Profissional com equivalência da 12a Classe. Os estágios supervisionados básicos e profissionalizantes correspondem ao estágio obrigatório. Estágios Básicos (Prática e Pesquisa Orientada) e Estágios Profissionalizantes conforme estabelecido nas Directrizes Curriculares, os estágios supervisionados básicos e profissionalizantes são conjuntos de actividades de formação programados e acompanhados por docentes e voltados à consolidação e articulação das competências para o exercício profissional. Desse modo, visam assegurar o contato dos acadêmicos com situações, contextos e instituições que concretizem açcões profissionais.

NATUREZA DIDACTICA-PEDAGÓGICA

ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE ENSINO GERAL E ENSINO TÉCNICO.

(87% de jovens que concluem o ensino técnico conseguem emprego, contra 9% dos que fazem ensino geral). O ensino geral do sistema educativo, refere-se normalmente a uma educação genérica realizada em escolas secundárias ou pre-universitárias que conferem graus académicos não profissionais. Normalmente são para quem deseja continuar estudos universitários.

Ja o ensino técnico é um nível de ensino enquadrado no nível médio que confere qualificação técnica para o emprego, ou seja diplomas profissionais. Constitui uma modalidade de ensino profissional, orientada para a rápida integração do aluno no mercado de trabalho. O ensino profissional normalmente ocupa dois períodos (manha e de tarde) de modo a permitir uma integração entre a teoria e a prática.

Vantagens do Ensino Técnico-profissional no IFOPTEC

      1. Aprender uma Profissão e entrar no mercado de trabalho

      2. Além das disciplinas científicas e socioculturais, os cursos das escolas profissionais tem uma forte componente de disciplinas técnicas de especialização para além dos estágios e práticas em contexto laboral.

      3. Quem sai de uma escola profissional sai com uma profissão, está mais bem preparado para o mercado de trabalho.

      4. Possibilidade de prosseguir os estudos para o ensino superior. Ao contrário do que se possa por vezes pensar, a frequência de uma escola profissional não é incompatível com a entrada no ensino superior. Antes pelo contrário.

      5. Os alunos do IFOPTEC estão rotinados com métodos de trabalho que mais tarde encontrarão nas faculdades.

CONHEÇA O REGULAMENTO DO IFOPTEC

(VER EM ANEXO)