Higiene Geral

Um bom criador de aves sabe que um dos factores mais importantes (se não o mais importante) é sem sombra de duvida a higiene das instalações onde acomoda as suas aves.

Para tal é necessário que gaiolas e/ou aviários sejam limpos com regularidade e muito rigorosamente. A frequência com que tal tarefa é praticada vai obrigatoriamente ser influenciada por factores como:

-> Dimensão das instalações;

-> Número de aves que possuímos;

-> Estação do ano;

-> Quantidade de dejectos;

-> Quantidade de restos de comida, entre muitos outros.

Por uma questão económica, a fim de diminuir as despesas, há criadores que optam por peneirar a camada que serve de tapete do chão da gaiola e/ou aviário, com o intuito de eliminar os excrementos e os restos de comida. Contudo, esquecem-se que este processo apesar de remover os dejectos das aves não elimina agentes de natureza microbiana que possam existir, o que favorece o risco de propagação de doenças. Como tal, ao procedermos à limpeza das nossas gaiolas e/ou viveiros o melhor a fazer é remover todo o tapete do fundo dos mesmos, substituindo-o por um novo.

As paredes, grades e o piso da gaiola e/ou aviário devem ser desinfectados regularmente. Os produtos de limpeza mais seguros para este fim podem ser adquiridos na grande maioria das lojas de animais. Contudo estes pode ser um pouco dispendiosos e com tal para substituto destes podemos utilizar um detergente de loiça normal.

Poleiros (de plástico), bebedouros e banheiras devem ser esfregados com bastante regularidade, para tal podemos como já referido aplicar detergente de loiça desde que no fim da lavagem enxaguemos bem para retirar o máximo possível de detergente.

Quanto mais cuidadosos formos no que respeita às questões de higiene das nossas instalações mais reduzidas serão as probabilidades de enfrentarmos adversidades relacionadas com uma a higiene.