Alimentação Base

As aves em estado selvagem sabem onde e como adquirir os seus alimentos e quais os melhores alimentos. Regem-se pela disponibilidade que as estações do ano lhes fornecem e pelas suas prioridades/necessidades.

Já as aves de cativeiro estão dependentes daquilo que nós, criadores, lhes fornece-mos. Na sua grande maioria as aves de cativeiro, em contraste com as aves selvagens, já não têm um instinto tão apurado para distinguir o que é comestível do que o não é.

De um modo geral, as preferências das aves recaem sobre alimentos ricos em gorduras e proteínas o que no caso de aves selvagens não apresenta desvantagens uma vez que estas se exercitam bastante e aquelas são rapidamente consumidas nos processos metabólicos de produção de energia (ATP); já no que respeita a aves em cativeiro esta preferência deve ser contornada pelo criador uma vez que as aves em gaiolas não se exercitam o suficiente para consumir gorduras ingeridas em excesso o que pode, por exemplo, originar problemas hepáticos (de fígado).

Assim, cabe ao criador fornecer as suas aves um dieta equilibrada e sobretudo que se assemelhe o mais possível com a dieta que as aves teriam em estado selvagem.

Por exemplo: uma ave que esta alojada no aviário tem necessidades alimentares diferentes de uma ave que esteja alojada numa gaiola em casa.

Nos dias de hoje já encontramos à nossa disposição as mais variadíssimas misturas de sementes e aos mais variados preços, para todos os tipos de aves graminívoras. E também muitas rações e papas insectívoras e frugivoras para aves tropicais cuja dieta é essencialmente constituída por frutos e insectos.

E o futuro aponta para que a alimentação das aves, a par do que se verifica com muitos dos animais domésticos, seja, em grande percentagem constituída por granulados (rações secas).

-> Graminívoras:

No que respeita a estas aves a sua alimentação base deve consistir numa mistura de sementes adequadas à sua espécie e complementada por papas à base de ovos, em alguns casos papas de insectos, verduras e insectos vivos.

-> Insectívoras:

Tal como podemos deduzir pelo nome estas aves têm por base sua alimentação os insectos e como tal deve te à sua disposição uma providência diária e variada de insectos; algumas destas aves têm por base uma ração adequada à sua espécie. Em ambos os casos devem ser complementadas por uma papa insectívora e frugivora, frutos frescos e verduras.

-> Frugivoras:

Tal como o nome indica estas aves têm como base da sua alimentação os frutos assim sendo, devem ter um fornecimento diário e o mais variado possível de frutos. Esta alimentação deve ser complementada por uma papa insectívora e frugivora e também alguns insectos vivos.

Para saber qual a alimentação mais adequada para a sua ave, deve pedir aconselhamento numa loja de animais ou pedir o auxilio de um criador dessa espécie.