Género Psittacula

Introdução: este género é formado por 17 espécies, 4 das quais já extintas.

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classse: Aves

Ordem: Psittaciformes

Família: Psittacidae

Género: Psittacula

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

(in: http://avesexoticasdocelso.blogspot.pt/)

Nome comum: Ring Neck

Nome científico: Psittacula krameri

Origem: África e Sudeste Asiático

Dimensões: 40 cm

Ø Anilha: 6.0 mm

Longevidade: 30 anos

Distinção entre sexos: Os machos desta espécie, apresentam uma gargantilha ou colar que é definido por uma linha preta "sublinhada" de rosa daí um dos seus nomes vulgares ser: Periquito de gargantilha cor-de-rosa. No entanto esta distinção visual só é possível quando as aves atingem a maturidade sexual, o que acontece entre o 2º e 3ºanos de vida.

Características sociais: São tal como a grande maioria dos psitacídeos aves doceis e sociáveis para com o seu tratador. Podem mesmo chegar a falar. Para quem não pretende fazer criação, pode alojar uma ave desta espécie num viveiro misto (desde que disponha de um espaço razoável).

Alojamento: O Ideal para estas aves, dado o seu porte, será um aviário espaçoso quer seja ao ar livre ou em recinto fechado. E podem ser mantidos em aviários mistos, desde que não se pretenda criar. No que respeita à reprodução estas aves prezam bastante a privacidade e a calma para criar os seus descendentes: assim, o mais apropriado será separa as aves em casais e coloca-los numa gaiola de dimensões iguais ou superiores ao seguinte exemplo (A 80cm x P 80cm x L 150cm ). Quanto ao ninho, tendem a preferir ninhos verticais com as seguintes medidas - 60cm x 25cm x 25cm (AxPxL) com um orifício de cerca de 9cm de diâmetro.

Alimentação: A alimentação base destas aves consiste numa mistura para psitacídeos de médio porte (como a mistura de caturras). São aves que, por norma, apreciam as frutas e legumes. Assim, é recomendável que disponha diariamente de um recipiente com algum tipo de verdura. São também importantes as papas à base de ovos. A casca de ostra é também um suplemento importante para um bom funcionamento do sistema digestivo. E por fim, uma vez que são aves que gosta de "roer" é recomendável que disponham de galhos finos de árvores de fruto.

Criação: Tal como referido anteriormente, para fins de criação o ideal é separar os casais em gaiolas de criação para evitar: comportamentos agressivos nas imediações do ninho, perdas de ninhadas por falta de privacidade entre outros incidentes. O ideal é que as aves tenham no mínimo 3 anos de idade pois até aqui ainda são imaturas e as criações podem ser comprometidas por falta de cuidado dos progenitores. A postura é composta por 3 a 6 ovos que podem ser chocados apenas pela fêmea ou então por ambos os progenitores. ao fim de aproximadamente 24dias as crias nascem, sendo alimentadas por ambos os progenitores. Quando atingem as 8 semanas de vida já terão a plumagem completa e provavelmente já terão feito o 1º voo. No entanto é aconselhável que fiquem com os progenitores até se verificar que se alimentam sozinhos.

Mutações: A cor desta ave em estado selvagem é o Verde. No entanto, nos dias de hoje, já se encontram desde albinos a lutínos, passando por azuis e cinzentos e verde-oliva, bem como tonalidades pastel e misturas entre mutações.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------