Genero Neochmia

Introdução: este género conta, com 4 espécies....

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classse: Aves

Ordem: Passeriformes

Família: Passeridae

Género: Neochmia

Nome comum: Diamante Estrela

Nome científico: Neochmia ruficauda

Origem: Austrália

Dimensões: 11/12cm

Ø Anilha: 2,5 mm

Distinção entre sexos: Quando completam seis semanas de vida, a plumagem já permite estabelecer a distinção entre os sexos - a mascara dos machos é maior e a coloração tem tonalidades mais fortes em relação às das fêmeas.

Características sociais: São aves que partilham sem qualquer problema o aviário com outras aves quer da mesma ou de outra espécie. Quer isto dizer que a sua criação tanto é possível em casal individual como em colónia.

Alojamento: Para estas aves, uma vez que são apreciadoras de vegetação, o melhor será um viveiro ao ar livre com alguns arbustos. Contudo, podem ser criados numa gaiola de criação. Em geral, desde que as instalações estejam protegidas da geada e correntes de ar, estas aves não necessitam de aquecimento durante a noite e/ou durante o inverno.

Alimentação: É uma ave essencialmente granívora, cuja alimentação base é a mistura de sementes para exóticos. Apreciam o milho painço italiano, sementes germinadas, os alimentos á base de ovos (papas) são também importantes na sua dieta bem como os insetos, sobretudo durante a época de criação.

Criação: No que respeita à criação é dos exóticos mais exigentes. Em primeiro lugar é conveniente que as aves tenham cerca de um ano para já terem maturidade para assumir as responsabilidades da criação. O ideal para que nidifiquem é uma caixa ninho semiaberta. Contudo, se a vegetação do viveiro for suficientemente densa eles podem mesmo construir o próprio ninho. Para a construção do ninho utilizam fibra de coco, palhas e fios de sisal. Em média a postura é de 5 ovos. Estes são chocados por ambos os progenitores durante 12 dias. Ao fim de três semanas de vida as crias têm a plumagem completa e já passam o dia fora do ninho mas, continuam a ser alimentados pelos progenitores até terem seis semanas de vida, altura em que já se consegue distinguir os machos das fêmeas, pois já adquiriram a plumagem de adultos.

Durante o período de criação, as aves devem ter sempre à disposição, alimentos à base de ovos e alimentos vivos, uma vez que a proteína animal permite um rápido desenvolvimento das crias.

Um casal bem adaptado e em boas condições físicas, pode ter cerca de 4 ninhadas por época.

Mutações: A mutação mais conhecida é a mascara laranja; há também a mascara vermelha e ainda uma mutação mais recente que é o tom pastel quer de mascara laranja quer de mascara vermelha.