Banhos

Na sua grande maioria, as aves de gaiola, são originarias de zonas do globo onde a percentagem de humidade no ar é bastante elevada. Por esse motivo, quase todas as aves necessita de se banhar com alguma regularidade para se manterem de boa saúde.

Os banhos são importante para que a ave faça uma boa manutenção da sua plumagem e ainda previnem a queda das penas.

A água do banho deve ser mudada diariamente, mesmo que não aparente estar suja, pois a ave pode ter tendência a beber a agua do banho o que não é conveniente.

Caso constate que a sua ave não toma banho, pode optar por adquirir um borrifador de plantas e tentar borrifá-la com jactos muito finos em forma de névoa e no sentido descendente (de cima para baixo) para que as gotas caiam sobre a ave. Inicialmente deve fazê-lo de forma suave pois é provável que a ave fique agitada e não goste de ser borrifada, mas depois acabará por se habituar.

É muito importante termos em atenção quer a temperatura ambiente quer a temperatura da água que facultamos à ave para que ela se possa banhar.

Vejamos os seguintes exemplos:

Os Papagaios gostam de ser borrifados com água desde que a temperatura ambiente não seja muito baixa;

Já no que respeita às Caturras estas preferem umas borrifadelas de água tépida;

Os Red Rump's gostam de se banhar numa tina de água desde que a temperatura ambiente não seja muito baixa;

Já no que refere aos Melros visto serem aves de fauna europeia e estarem completamente ambientadas ao clima gostam de tomar banho mesmo no Inverno quando a temperatura ambiente é bastante baixa;

Quanto a exóticos de pequeno porte, na sua grande maioria, adoram banhar-se numa tina de agua desde que a temperatura ambiente não seja muito baixa.