Rola Diamante (Geopelia cuneata)

Nome comum: Rola Diamante

Nome comum: Geopelia cuneata

Origem: Austrália

Dimensões: 18/ 19cm.

Ø Anilha: 3.5mm

Distinção entre sexos: A distinção entre macho e fêmea, aos olhos de um criador com experiência é relativamente fácil de ver sobretudo na gestação. Nessa altura a auréola que rodeia os olhos, no macho, é bem mais carregada e mais viva que na fêmea.

Características sociais: Socialmente estas rolas são das mais pacíficas. Podendo ser criadas num aviário/viveiro com outras aves sem que dai advenham problemas. É aconselhável não manter no mesmo aviário/viveiro mais que um casal, pois é provável que os machos briguem; além disso, o que acontece, frequentemente, é várias fêmeas a porem ovos num só ninho, aparecendo 4 ou mais ovos num mesmo ninho quando uma fêmea apenas põe 2 ovos por postura.

Alojamento: O importante é que o espaço que dispõe seja amplo para poderem voar. Uma vez que são aves que adoram apanhar banhos de sol, o ideal é que o viveiro tenha uma boa exposição diária ao sol.

Alimentação: Estas rolas alimentam-se da mistura normal para exóticos. Também apreciam verduras e é importante que tenham à disposição arenito para um bom funcionamento do aparelho digestivo. Durante a gestação é aconselhável terem à disposição alimentos à base de ovos (papa de criação).

Criação: Quanto à criação, é muito fácil.

Para fazer o ninho basta que tenham a disposição uma caixa de ninho aberta (12cm x 12cm x 5cm). Não costumam necessitar de muito material para preparar o ninho, um pouco de feno e/ou algumas fibras de coco são suficientes. Colocam 2 ovos por postura, que são chocados tanto pelo macho como pela fêmea, em fases distintas do dia. Ao fim de aproximadamente 12 dias os ovos eclodem e nos primeiros dias de vida são alimentados, pela fêmea, com leite de pombo. Aproximadamente 14 dias depois do nascimento começa a surgir a plumagem. E aproximadamente ao fim de 1 mês/ 1 mês e meio (após o nascimento) as crias já não necessitam dos cuidados dos progenitores; e muito provavelmente estes já estarão a tratar de outra postura.

Mutações: Além da plumagem que estamos habituados a ver existe ainda: a cor tijolo, uma mutação de dorso branco e mutação ágata.

Curiosidades: São verdadeiras apaixonadas por banhos de sol. Já no que respeita a banhos de água apenas apreciam apanhar chuva.