A conceção deste projeto está focada em objetivos específicos bem precisos e concretos: a redução das disparidades, o fomento da inclusão de crianças diferentes e a promoção do seu sucesso escolar e a sua integração na vida ativa, através do uso de estratégias e metodologias inovadoras e que consideramos constituir uma prioridade para o nosso Agrupamento, no que concerne ao desenvolvimento de novas formas de ensinar.
O nosso principal propósito é responder à falta de motivação dos alunos com necessidades eductivas especiais que está diretamente associada ao insucesso escolar de muitos destes alunos e, com consequência, à falta de objetivos e redução das suas oportunidades profissionais.
Queremos alterar o paradigma em vigor. Para isso, necessitamos de capacitar os professores para a inclusão destes alunos nas suas turmas.
Pretendemos demonstrar que alunos com dificuldades e défices vários podem ter as mesmas oportunidades ao nível da concretização dos seus objetivos. Consideramos que professores mais motivados, mais cooperativos e dotados de ferramentas pedagógicas específicas e abertos a novas metodologias e estratégias de ensino poderão elevar os níveis de inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais, melhorando, consequentemente, os seus resultados escolares.
Estamos crentes que o professor faz a diferença nos níveis de motivação dos alunos e nos resultados escolares por eles obtidos. De facto, a motivação e o desempenho do professor são condições fundamentais no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.
Por outro lado, o predomínio no nosso Agrupamento de uma população estudantil tão carenciada e, inserida em ambientes familiares, muitas vezes desestruturados e que pouco valorizam a Escola, deve ser entendido não como uma fatalidade, mas como um desafio e oportunidade, visando alterar a forma como a Educação é vista: alunos mais abertos a novas experiências e à inclusão da diferença estarão melhor preparados para enfrentar os problemas com que são já confrontados no presente.