Formação dinamizada pelo Istituto per la Formazione, l'Occupazione e la Mobilità, entre os dias 6 e 12 de outubro de 2019 em Bolonha, na Itália.
Objetivos principais do curso
Este curso tem como objetivo tomar contacto com diferentes estratégias, metodologias e ferramentas com vista a incluir todos os alunos na educação e a aprender como a educação inclusiva funciona na Itália e perceber como superar a segregação de alunos com necessidades educativas especiais é realmente possível.
O objetivo central deste curso é promover a excelência e a inclusão na educação, fornecendo aos professores, diretores, funcionários da educação e formuladores de políticas o devido conhecimento e inspiração para tornar a educação inclusiva uma realidade em cada escola.
Assim, os participantes poderão:
1º dia de formação - 7 de outubro de 2019
Chegada a Bolonha para o primeiro dia de formação. Apresentação dos participantes, com vários países representados: Portugal, Espanha (duas escolas), Bulgária e Letónia. A multiculturalidade é das grandes vantagens que se retira destes cursos no estrangeiro. Podemos ficar a saber mais sobre os sistemas educativos de cada país e, na temática, abordada é uma mais-valia podermos saber como é que é promovida a Educação inclusiva em cada um dos países representados neste cursos de formação.
Depois das apresentações e da atividade de quebra-gelo, foi dinamizado um inetressante "brainstorming" sobre o tema "O que é Educação Inclusiva? - Quais os benefícios da Educação Inclusiva?", tendo para tal sido desenvolvido um trabalho de grupo. O dia foi ainda aproveitado para fazer uma caracterização das escolas e do sistema de ensino das escolas participantes, para além de termos feito uma visita cultural pela cidade de Bolonha.
2º dia de formação - 8 de outubro de 2019
Hoje analisámos com maior pormenor o modelo italiano de Educação Inclusiva. A Itália aboliu em 1977 todas as escolas especiais. Na Itália, a lei garante direitos específicos a todas as pessoas com necessidades especiais e às suas famílias, providenciando assistência e plena integração e a adoção de medidas de prevenção e recuperação funcional, bem como medidas sociais, económicas e legais de proteção.
3º dia de formação - 9 de outubro de 2019
Hoje, terceiro dia de formação, fomos visitar o Istituto Tecnico Commerciale R. Luxemburg, em Bolonha, exemplo das boas práticas do modelo Italiano de Educação Inclusiva. De regresso ao Centro de Formação, debatemos em grupo as diferenças e as semelhanças entre a teoria e a prática.
4º dia de formação - 10 de outubro de 2019
O dia começou com a apresentação de forma detalhada de como se desenrola a Educação Inclusiva na Itália. O processo inicia-se com a elaboração do documento PAI (Annual Inclusion Plain), que é definido por cada escola. Em grupo analisámos os aspetos positivos e negativos do referido plano, comparando as diferentes etapas do processo com o que se pratica em cada país participante. De tarde analisámos dois Planos Educativos Individuais de alunos italianos inseridos na Educação Inclusiva. De tudo o que temos aprendido com o modelo Italiano até ao momento, concluimos que é em todos os aspetos muito parecido ao nosso. No entanto, e segundo o nosso ponto de vista, existe um maior investimento material e humano em Itália do que no nosso país.
5º dia de formação - 11 de outubro de 2019
Hoje abordámos a importância da cooperação dos pais na vida escolar, principalmente na Educação Inclusiva. Refletimos sobre o real significado de empatia, de forma a não confundir com simpatia. Realizámos atividades que nos permitiram verificar a importância da eficaz planificacão e do espírito de cooperação entre alunos com necessidades educativas especiais e alunos sem dificuldades. Foram atividades deveras produtivas, que nos trouxeram uma outra perspetiva de tornar produtiva a Educação Inclusiva.
6º dia de formação - 12 de outubro de 2019
Terminou a última formação deste projeto Erasmus. Partimos muito mais ricas de conhecimentos que iremos pôr em prática e disseminar no nosso Agrupamento. Valeu a pena...