Formação dinamizada pelo ITC International, entre os dias 11 e 15 de março de 2019 em Praga, na República Checa. Participantes: Paulo Vasconcelos, Donzília Pereira e Rosa Cardoso.
Objetivos principais do curso:
1º dia de formação - 11 de março de 2019
Dia de apresentações e Guided City Tour. Após a receção e apresentação de todos os parceiros (somos de quatro países: Roménia, Grécia, Itália e Portugal) iniciámos os trabalhos com a apresentação dos sistemas educativos de cada país, muito semelhantes entre si.
De seguida, foram apresentados os tópicos para a formação e as bases teóricas para a Educação Especial.
Após o almoço fizemos uma visita guiada ao centro histórico de Praga com a explicação pormenorizada das histórias e lendas da formação da República Checa ao longo dos séculos. No percurso, visitámos o John Lennon Wall, o museu de Franz Kafka (https://pt.wikipedia.org/wiki/Franz_Kafka), a passagem pedonal da Ponte do Rei Carlos (https://en.wikipedia.org/wiki/Charles_Bridge), o momento alto com uma vista deslumbrante do Castelo (a visitar mais tarde) e da cidade velha (https://en.wikipedia.org/wiki/Old_Town_(Prague)).
E eis que começa a chover e a nevar, com uma visita rápida ao Relógio Astronómico (https://en.wikipedia.org/wiki/Prague_astronomical_clock https://youtu.be/v-i4vc6yKco) na praça central, para conseguirmos ver as animações quando marcava cinco da tarde. Terminámos a visita, pois as condições climatéricas prejudicaram completamente o resto da visita.
Regressámos ao hotel e aguardamos ansiosamente o dia de amanhã que venha com sol.
2º dia de formação - 12 de março de 2019
Integração, Inclusão, Exclusão e Separação
Começámos o dia com a utilização dos cartões Dixit (https://pin.it/yad7mt6j6rrykj ), com imagens em que cada um escolheu um cartão com que se identificasse, tendo posteriormente apresentado ao grupo os motivos dessa escolha. Seguidamente, discutimos a opinião de cada um para a escola ideal e, depois, nos grupos definidos construímos um brasão da escola ideal recolhendo a opinião de todos e retratando que a escola tem de ser composta por todos.
Trabalhámos também os aspetos positivos e negativos dos seguintes conceitos: Integração, Inclusão, Exclusão e Separação.
No módulo seguinte aprendemos estratégias educativas de modo a formarmos um pensamento criativo através da construção de histórias ou da abordagem a certas questões baseando-se na curiosidade.
Fizemos uma pequena reflexão final, usando novamente os cartões Dixit. www.pinterest.pt
3º dia de formação - 13 de março de 2019
O dia iniciou com uma atividade de apresentação através do diálogo com um colega de outro grupo sobre experiências pessoais.
Foi apresentado o método RWCT - Reading and Writing to a Critical Thinking (https://www.criticalthinkinginternational.org/programs?id=13), com exemplos de estratégias a aplicar numa sala inclusiva de forma a motivar e a integrar todos os alunos. A aprendizagem foi feita através da estruturação faseada de várias tarefas relacionadas com:
Evocation (information); Realization of meaning; Reflection (emotions and knowledge).
Aprendemos a utilizar os QR-codes (https://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3digo_QR), como facilitadores de transmissão imediata de informação e dos 15 QR - codes disponibilizados pela sala de formação, cada formando teve de recolher 5 imagens para depois com elas construir uma história através da plataforma storyjumper (https://www.storyjumper.com/ ).
4º dia de formação - 14 de março de 2019
Dealing with dyslexia and ADHD in a inclusive classroom. Iniciámos os trabalhos a falar de dislexia e estratégias para trabalharmos com alunos com essa problemática. Aprendemos a sua estrutura de análise através do mapa cognitivo relativo.
Seguidamente passámos para a discalculia, e mais uma vez com exemplos práticos e a apresentação do mapa cognitivo referente pudemos verificar as características da discalculia.
Relativamente à dispraxia, a formadora apresentou as características dos alunos com esta disfunção e formas de diagnóstico e de intervenção.
Foi apresentado o website www.CSIE.ORG.UK com recursos para a educação inclusiva.
Sobre o PHDA, Perturbação de Hiperatividade e Déficit de Atenção, foram definidas estratégias de diagnóstico e formas de aplicação dos recursos adequados a cada caso.
5º dia de formação - 15 de março de 2019
Iniciámos o dia a fazer um jogo de apresentação entre colegas, sobre aspetos pessoais da vida de cada um. Seguidamente a formadora falou sobre Ensino Estruturado para alunos com Autismo e Planos Individualizados, assim como múltiplas estratégias para trabalhar com crianças com estas problemáticas. Em seguida foi feita uma pequena reflexão sobre o trabalho realizado durante a semana. Foi- nos dado um questionário sobre o nível de satisfação da formação. Para finalizar foram trocados contactos entre todos os participantes, assim como a entrega do certificado de participação da formação. A equipa portuguesa entregou uma lembrança aos representantes do Centro de Formação ITC e panfletos de informação turística da região de Cinfães. Para encerrar a semana com chave de ouro, houve um jantar onde todos os intervenientes confraternizaram num restaurante com comida tipica da República Checa.